BNH da Aparecida, em Santos, começa a ganhar iluminação em LED

Redação Santos Notícias

Os cerca de 20 mil moradores do Conjunto Residencial Humberto de Alencar Castelo Branco, popularmente conhecido como BNH da Aparecida, em Santos, vão ganhar melhor visibilidade noturna e, consequentemente, mais condições de segurança.

Começou a modernização da iluminação pública dos 187 pontos das 47 ruas do conjunto. A área ganhará luminárias de 70 a 240 watts e os trabalhos deverão ser concluídos no próximo dia 27, dependendo das condições climáticas.

Carregando...

“A nova iluminação vai valorizar ainda mais o núcleo residencial”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fabrício Cardoso, que acompanhou a fase inicial. Em conversa com moradores, explicou que a substituição das lâmpadas de vapor de sódio, com luz amarela, pelas luminárias de LED, de luz branca, vai ampliar as condições de segurança e tranquilidade.

As antigas luminárias de vapor de sódio serão substituídas por luminárias de LED com alta luminosidade e durabilidade, com vida útil superior a 100 mil horas, o que reduz significativamente a necessidade de manutenção e gera maior economia de recursos financeiros com reparos e intervenções

“As luminárias antigas já apresentavam um alto nível de depreciação e possuíam pouca eficiência luminosa”, explicou o engenheiro eletricista Paulo Aguina, responsável pela supervisão e coordenação dos trabalhos de modernização da iluminação pública em Santos.

Primeiro grande conjunto habitacional do Brasil sob a política do BNH, o Humberto de Alencar Castelo Branco é um símbolo da arquitetura modernista destinada à habitação social.

Concluído em 1971 após quatro anos de obras, é constituído por 3.288 apartamentos, distribuídos em 12 condomínios, cada um com oito prédios de quatro andares, totalizando 97. São 208 apartamentos com um quarto e demais dependências, 1.600 com dois quartos, 912 com três e outros 568 também com três quartos, só que maiores.

No ano passado, foi modernizada a iluminação pública do Conjunto Residencial Martins Fontes, mais conhecido como Jaú, também na Aparecida. Ainda em 2025, 11 bairros tiveram a iluminação modernizada, totalizando 3.955 luminárias de LED, em um investimento de R$ 7.907.715,68. Em 2024, haviam sido instalados 4.743 pontos de LED.

Veja também:

Receita exonera auditor alvo de operação da Polícia Federal
Sérgio Guedes será homenageado pela Portuguesa Santista pelos 150 jogos no comando
Garçom é esfaqueado por cliente durante Carnaval em Guarujá; suspeito é preso em flagrante
Ônibus intermunicipal invade pista contrária após colidir com mureta na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega em São Vicente

Mais lidas hoje: