Família, cuidado e aprendizado marcam projeto na Escola Pedrina Pompeu Bastos

Redação Santos Notícias

A sexta-feira (19), foi marcada por sorrisos, atividades e emoções na Escola Municipal Pedrina Pompeu Bastos. Dessa vez, os portões da unidade se abriram para receber aqueles que são parte fundamental da trajetória de aprendizagem das crianças: as suas famílias.

Com o tema “Juntos, construímos um futuro melhor”, a unidade realizou  o “Família na Escola”, reunindo estudantes, familiares, educadores, profissionais da saúde e parceiros, como a Yelo e a Yasmin Salão de Beleza, em uma programação especial.

Carregando...

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Em uma das salas, tintas, pincéis e folhas em branco deram lugar a momentos que ficarão guardados na memória. Sentado ao lado da família, o pai da aluna Rayssa, Fabio Dias Cordeiro, que participava da oficina de pintura, destacou a importância da experiência.

“Muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba não tendo esse momento com eles. Aqui é uma oportunidade de estar junto, participando e aproveitando cada instante”, afirmou.

Responsável pela oficina de pintura e professora da escola nos dois períodos, Francine Zani Bosnich Roso, ressaltou os benefícios da atividade para o desenvolvimento infantil.

“É muito importante proporcionar momentos em que as crianças estejam longe das telas e possam explorar a criatividade. E quando isso acontece ao lado da família, o resultado é ainda mais positivo”, explicou.

Além das atividades recreativas, a programação contou com diversos serviços voltados ao bem-estar da comunidade escolar. Os participantes tiveram acesso a triagem de saúde bucal, cortes de cabelo, design de sobrancelhas e esmaltação.

A mãe Madrika Diniz aproveitou a oportunidade para cuidar de si enquanto os filhos participavam das oficinas.

“Enquanto as crianças se distraíam na pintura, tive um tempo para cuidar um pouquinho de mim. Muitas vezes a gente não consegue por falta de tempo ou de condições, então essa iniciativa é muito importante”, comentou, satisfeita com o resultado.

A integração entre setores também fez a diferença na ação. Representando a Unidade de Saúde do Jardim Coronel, Adriana Duva Bergamo realizou triagens de saúde bucal, dando orientações sobre escovação, realizando a distribuição de kits de higiene e fazendo encaminhamentos para tratamento quando necessário.

“É uma parceria. Saúde e Educação trabalhando juntas em benefício desta comunidade”, destacou.

Ao longo do dia, as salas permaneceram cheias. Pais, mães, avós, tios e responsáveis acompanharam de perto as atividades dos estudantes, compartilharam experiências e participaram das propostas preparadas pela equipe escolar.

Para a diretora da unidade, Juliana Messias, o sucesso do encontro mostra a força da participação familiar no ambiente educacional.

“Quando escola e família caminham juntas, o resultado é um ambiente mais acolhedor, participativo e favorável ao aprendizado”, afirmou.

Para Juliana, a ação proporcionou bem mais do que oficinas e serviços, mas tempo de qualidade. “Tempo para brincar, conversar, aprender e criar memórias.”

Ao final da programação, ficou claro que a maior conquista do dia não foi medida em números ou atendimentos realizados, mas nos momentos compartilhados entre as famílias e as crianças.

E o prêmio foi entregue ali mesmo: a oportunidade de estar junto.

Veja também:

Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026
Itanhaém sedia Mega Encontro Litoral próximo final de semana
Quermesse de Cubatão reúne famílias, celebra vitória da Seleção brasileira e movimenta o Kartódromo Municipal
Cubatão recebe novas matrículas na Seduc para o 2°semestre do EJA

Mais lidas hoje: