Formatura do Programa Caminho da Capacitação reúne 150 alunos de Cubatão em cerimônia de certificação no Guarujá

Redação Santos Notícias

A qualificação profissional e a inclusão produtiva ganharam mais um importante capítulo para os moradores de Cubatão nesta sexta-feira (19), com a cerimônia de entrega dos certificados do programa Caminho da Capacitação, realizada no Ginásio Municipal Guaibê, em Guarujá. A iniciativa é resultado da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e os Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios da Baixada Santista.

O evento reuniu formandos, familiares, autoridades e representantes dos Fundos Sociais para celebrar a conclusão de uma jornada de aprendizado que teve início em maio e foi encerrada oficialmente no dia 18 de junho, último dia de aulas das turmas instaladas em Cubatão. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, da primeira-dama de Cubatão, Janaina Lopes, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, Simone Lopes.

Carregando...

Durante o evento, as primeiras-damas, prefeitos dos municípios participantes e o governador participaram da entrega dos certificados aos formandos, celebrando a conclusão de uma etapa de aprendizado e o início de uma nova trajetória profissional para os alunos. O momento marcou o reconhecimento pelo esforço e dedicação dos participantes e reforçou a união entre Estado e municípios na promoção da qualificação profissional e da geração de oportunidades.

O programa Caminho da Capacitação foi desenvolvido simultaneamente nos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, ampliando o acesso à qualificação profissional gratuita para homens e mulheres que buscam novas oportunidades de trabalho, geração de renda e empreendedorismo. Nesta etapa, mais de mil pessoas concluíram os cursos oferecidos pelo programa, demonstrando o alcance e a importância da iniciativa para o fortalecimento da inclusão produtiva na região.

Em Cubatão, 150 moradores concluíram as capacitações e receberam seus certificados durante a cerimônia realizada no Guarujá. O resultado reforça o sucesso da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e os Fundos Sociais dos municípios da Baixada Santista, levando formação profissional gratuita e ampliando as perspectivas de desenvolvimento econômico e social para centenas de famílias.

Além da entrega dos certificados, os participantes tiveram acesso a uma Feira de Empregos, ampliando as possibilidades de inserção profissional e fortalecendo o principal objetivo do programa: transformar capacitação em emprego, renda e empreendedorismo. A primeira-dama de Cubatão, Janaina Lopes, ressaltou a importância da parceria entre Estado e municípios para ampliar o acesso à capacitação profissional. “Investir na formação das pessoas é investir no desenvolvimento da cidade. O Caminho da Capacitação abre portas, fortalece a autoestima dos participantes e cria novas perspectivas de crescimento profissional para quem mais precisa”, afirmou.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, Simone Lopes, a conclusão de mais uma etapa do programa representa a concretização de oportunidades para centenas de famílias. “A qualificação profissional é uma ferramenta de transformação social. Cada certificado entregue hoje representa uma nova oportunidade de trabalho, geração de renda e desenvolvimento pessoal. Ficamos muito felizes em ver 150 moradores de Cubatão concluindo seus cursos e saindo mais preparados para construir um futuro melhor para si e suas famílias”, destacou.

Voltado prioritariamente para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), o Caminho da Capacitação oferece qualificação profissional gratuita com certificação oficial, ampliando oportunidades para cidadãos em situação de vulnerabilidade social que buscam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Em Cubatão, os participantes tiveram acesso aos cursos de Confecção Industrial, Cuidador de Idosos e Imagem Pessoal, formações alinhadas às demandas do mercado e voltadas para o desenvolvimento de habilidades práticas. A metodologia aplicada priorizou a vivência profissional, com cerca de 80% das atividades voltadas à prática e 20% ao conteúdo teórico.

Durante a cerimônia, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, fez um agradecimento especial às primeiras-damas dos municípios participantes, destacando o papel fundamental de cada uma para o sucesso do programa. Segundo ela, a implantação do Caminho da Capacitação só foi possível graças ao compromisso e à confiança das lideranças municipais, que acreditaram na proposta desde o início e trabalharam para levar a iniciativa às suas cidades.

Ao falar sobre o significado do programa, Cristiane ressaltou que o Caminho da Capacitação vai além das carretas-escola que percorrem o Estado levando cursos gratuitos. Para ela, a iniciativa representa o compromisso de caminhar ao lado das pessoas, valorizando talentos e criando oportunidades. “O Caminho da Capacitação é uma oportunidade para que as pessoas descubram seu potencial, desenvolvam novas habilidades e encontrem novos caminhos para transformar suas vidas por meio do trabalho e da geração de renda”, afirmou.

O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da qualificação profissional como instrumento de desenvolvimento social e econômico, ressaltando a parceria entre Estado e municípios para ampliar oportunidades em todas as regiões paulistas. “Estamos investindo nas pessoas, porque são elas que transformam as cidades e constroem o futuro do nosso Estado. Cada certificado entregue representa uma nova oportunidade, uma porta que se abre para o emprego, o empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida das famílias paulistas”, destacou o governador.

As aulas foram realizadas em modernas carretas-escola equipadas com infraestrutura completa para o aprendizado, incluindo equipamentos específicos para cada área de formação, ambientes climatizados e acesso à internet. Cada curso contou com carga horária de 40 horas e certificação emitida em parceria com o Centro Paula Souza e a Fundação FAT. Para a obtenção do certificado, os alunos precisaram cumprir integralmente a carga horária prevista.

Mais do que a conclusão de cursos, a cerimônia representou a realização de sonhos e a abertura de novos caminhos para dezenas de moradores de Cubatão. Muitos dos formandos enxergam na qualificação profissional uma oportunidade de conquistar o primeiro emprego, retornar ao mercado de trabalho ou iniciar o próprio negócio.

Com a conclusão desta etapa, os novos profissionais saem certificados, qualificados e mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Ao formar mais de mil alunos nos nove municípios da Baixada Santista, sendo 150 em Cubatão, o programa reafirma a importância das políticas públicas voltadas à qualificação profissional e à inclusão produtiva.

“Em Cubatão, o sucesso da ação reforça o compromisso do Fundo Social de Solidariedade e da administração municipal com a promoção da cidadania, da inclusão social e da valorização das pessoas, investindo na capacitação como instrumento de transformação e construção de um futuro com mais oportunidades para todos”, concluiu o órgão.

 

Por: Secom Cubatão/JMA
Foto: Secom Cubatão/Thiego Barbosa

Veja também:

Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026
Itanhaém sedia Mega Encontro Litoral próximo final de semana
Quermesse de Cubatão reúne famílias, celebra vitória da Seleção brasileira e movimenta o Kartódromo Municipal
Cubatão recebe novas matrículas na Seduc para o 2°semestre do EJA

Mais lidas hoje: