A Secretaria de Educação de Itanhaém promove, nesta semana, a 3ª edição do programa de formação continuada Alfabetiza Juntos SP, realizada no Centro Municipal de Treinamento e Capacitação Educacional (CMTCE). A iniciativa tem como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas e contribuir para a alfabetização dos estudantes na idade certa.
O município participa do programa desde 2024. Inicialmente voltada aos professores dos 1°e 2° anos do Ensino Fundamental, a formação foi ampliada em 2025 e passou a atender também os docentes dos 3°, 4° e 5° anos e gestores. Esse ano voltado para os docentes dos 1° aos 5° anos.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A formação conta com a atuação de formadoras da própria rede municipal: Samanta Kartanas Torres e Fabiana Zanardi Freitas, responsáveis pela formação dos professores dos 2° anos, e Chirley Aparecida Ramos, que atua com os docentes dos 5° anos. Todas possuem ampla experiência na área da alfabetização e na formação de educadores
“Em Itanhaém, o programa representa um caminho que prepara o professor pra se sentir seguro e capaz de alfabetizar cada criança na idade certa”, destaca a articuladora municipal, Fabiana Zanardi Freitas.
A ação reforça o compromisso de Itanhaém com a formação continuada dos profissionais da educação e com a garantia da aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental.