Cubatão realiza roda de conversa sobre dependência química e os impactos na saúde mental

Redação Santos Notícias

O Conselho Municipal Antidrogas de Cubatão (Comad), com apoio da Prefeitura, promoveu uma roda de conversa sobre dependência química e os impactos na saúde mental da população, na manhã desta sexta-feira (26), ‘Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas’. O encontro ocorreu no Bloco Cultural, como parte da programação Semana Municipal de Políticas Sobre Drogas, voltados a todos públicos, especialmente a profissionais da saúde e da assistência social. Estudantes da área de enfermagem da Escola Politécnica de Cubatão – Cien também marcaram presença, além da Pastoral da Sobriedade (da Igreja Católica), do Centro de Atenção Psicossocial de Cubatão (CAPS), do Centro de Apoio, Desenvolvimento e Qualificação (Cadeq), entre outros representantes da Administração Pública e da sociedade civil.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito César Nascimento ressaltou a importância de se discutir o tema e parabenizou a atuação dos profissionais da área, assim como o Cadeq e o Comad. “É uma questão que assola toda a sociedade brasileira; saúde mental é a doença do século. Para isso, a Administração Pública está à disposição para que a gente continue avançando e saia daqui com mais direcionamentos no cuidado com a população cubatense”, afirmou.

Carregando...

Ainda na solenidade, o secretário de Governo e de Comunicação Social, Guilherme Amaral, enfatizou o incentivo de criação e fortalecimento de políticas públicas em áreas diversas como principal combate ao uso de drogas. “Não podemos agir sob uma ótica político-partidária, mas sob o ponto de vista técnico e científico. A droga não é a causa, mas o efeito, porque o acesso é efetivamente ensejado principalmente por questões de faltas de oportunidades sobre qualquer aspecto e das mais diversas naturezas”, declarou.

O presidente do Comad, Serafim Neto, destacou que a dependência química ainda é cercada de preconceitos e pouco debatida pela sociedade, apesar de afetar milhões de brasileiros. “Estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros sejam impactados pela questão das drogas, seja como dependentes químicos, familiares, amigos. Seja quem sofre algum tipo de violência, como roubos e furtos por quem tenta sustentar o vício. É um problema que atravessa diversas áreas e que só pode ser amenizado com políticas públicas eficientes”.

Representando a pasta, a diretora do Departamento Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Suzana Gomes, falou dos aspectos que da dependência química  afeta e defendeu o fortalecimento das ações de prevenção, da assistência em saúde mental e da atuação conjunta entre os diferentes setores do poder público. Na sequência, o vereador Alessandro Alves, que também é psicólogo e fundador do Cadeq, reforçou a importância da prevenção e do fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde mental, compartilhando ainda sua experiência de vida. “Hoje estou há 27 anos em recuperação e sei da importância de oferecer às pessoas a mesma oportunidade que um dia foi oferecida a mim”, comentou.

Em seguida, profissionais convidados se reuniram para discutir o tema. Compuseram a mesa das discussões: a psiquiatra Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) de Cubatão, Camila Moura Raquel Ribeiro, formada pela Universidade Cidade de São Paulo, pós-graduada em psiquiatria geral pelo Hospital Albert Einsten e em psiquiatria da infância pela Universidade São Judas Tadeu; a psiquiatra do CAPSAD Eloá Politi Fernandes, formada pela Unimes, pós-graduada na área pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; o agente multiplicador do Dipe/Denarc (Divisão de Prevenção e Educação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico), Marcelo Lourenço, que também é ex-secretário de Assistência Social de Peruíbe, consultor em dependência química pela Universidade de Brasília, especialista em dependência química pela Unifesp, autor de metodologias de trabalho para comunidades terapêuticas e do projeto Jogue Limpo  de prevenção às drogas em escolas; o perito judicial e auxiliar da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Gilson Inácio da Silva, bacharelando em Serviço Social, terapeuta e conselheiro em dependência química e codependência. A roda de conversa foi mediada pelo psicólogo do CAPS Luiz Aguiar.

Os participantes trataram de diversos assuntos pertinentes ao tema, como efeitos das drogas na saúde mental, cuidado, atenção à saúde mental dos profissionais e até mesmo a equiparação do vício em jogas de apostas (mais conhecidas como bets) à dependência química, além de responder a perguntas da plateia. Sobretudo focaram na importância do acolhimento e na redução de danos, como resgate da identidade da pessoa que precisa de tratamento e o trabalho multidisciplinar, como saúde, grupos terapêuticos, envolvendo também a família. “Acolhimento e escuta são a chave para o início desse processo. Eu mesmo passei por isso e sei como o cuidado fez diferença para que eu me recuperasse”, compartilhou Gilson Inácio.

Aniversário do Cadeq – Celebrado nesta data, o encontro coincidiu com os 25 anos de fundação do Cadeq, uma entidade sem fins lucrativos que presta atendimentos gratuitos na área da dependência química para adictos e familiares em Cubatão. O presidente do centro, Severino Eleno Mendonça Correia (mais conhecido como Sivuca) afirmou que sua própria trajetória reforça a importância do acolhimento. Segundo ele, cerca de oito mil famílias já foram atendidas pelo Cadeq, resultado de um trabalho baseado no acolhimento, no conhecimento e na reconstrução de vidas. “Olhar para trás e ver tantas famílias assistidas é a prova de que o amor e o conhecimento são, de fato, os caminhos para a liberdade. Como adicto em recuperação, sei na pele a importância de não caminhar sozinho”, declarou. Sivuca aproveitou para agradecer a atuação do CAPSAD (Álcool e Drogas), da Pastoral da Sobriedade, Centro Pop, Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA) na cidade.

Sobre a programação – O evento faz parte da Semana Municipal de Políticas Sobre Drogas, que começou na segunda-feira (19). O objetivo é fortalecer as ações de prevenção e de enfrentamento ao uso de drogas, por meio da capacitação de profissionais, além de oficinas e rodas de conversas envolvendo também a população, como alunos da rede pública de ensino. A Semana de Conscientização Contra o Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas faz parte do calendário oficial do município de Cubatão, de acordo com a lei ordinária nº 3.746, que prevê ações acerca do assunto.

A vasta programação da Semana, que começou na segunda (22), encerrou-se na tarde desta sexta (26), com uma oficina sobre prevenção para alunos da UME Rui Barbosa (Rua Ver. Luiz Pieruzzi Neto, nº 50), no Jardim Caraguatá, com a participação de Gilson Inácio e de Sivuca Correia.

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS3 – saúde e bem-estar; ODS 10 – redução das desigualdades; ODS 17 – parcerias e meios de implementação.

 

Por: Secom Cubatão/MA

Fotos: Secom Cubatão/Levi Lamorea 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também:

Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega 
Bomba de gás disparada pela PM afeta crianças de escola em SP
Cidade de Cubatão apresenta prioridades de saneamento em reunião com a  Sabesp
Sessão Solene celebra legado de Afonso Schmidt e homenageia personalidades e instituições que fortalecem a cultura em Cubatão

Mais lidas hoje: