O Consultório na Rua mantém ações diárias da Secretaria de Saúde nas vias em Santos, em atendimento a pessoas em situação vulnerável. O trabalho, que é integrado com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), fechou o primeiro semestre deste ano com 9.375 procedimentos ambulatoriais, somando 979 atendimentos.
Ano passado, no mesmo período, foram 6.090 procedimentos, entre curativos, medicação, aferição de pressão arterial, temperatura corpórea e medicações, totalizando, 461 atendimentos. Mais de mil pessoas estão cadastradas no serviço.
O aumento deste ano se deve à inclusão de quatro novos profissionais que passaram a atuar no serviço. A equipe é formada por 12 integrantes, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga, assistente social e uma médica, além de um oficial administrativo.
“Isso acabou refletindo na abrangência do atendimento, elevando inclusive a aplicação de vacinas”. Este ano foram 402 doses aplicadas, contra 27 ano passado”, ressalta o enfermeiro Aparecido Júnior, que presta atendimento direto nas ruas.
A exemplo do trabalho diário, a equipe esteve nesta terça-feira (5) próximo à estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do José Menino.
Em situação de rua, Leandro Ferreira de Lima, 32 anos, foi o primeiro a chegar. Na última vez que recebeu atendimento do ‘consultório’ tomou a vacina contra a gripe. “Esse serviço é bom porque a gente não vai ao médico e aqui eu passo por consulta”, afirmou reclamando de dor no pé e algumas manchas pelo corpo.
Outro atendimento foi prestado a Wellington Jonatas de Lara, 27, que mora numa pensão nas imediações e aproveitou para medir a pressão arterial, fazer o teste de glicemia e se pesar. “Estou bem magro e receber algum cuidado é sempre bom.”