Elefante-marinho-do-sul é tratado por quase duas semanas e retorna ao mar no Guarujá

Redação Santos Notícias
Foto: Instituto Gremar/Divulgação

Um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) voltou ao oceano nesta semana em Guarujá, após passar 12 dias em reabilitação. O animal, um macho jovem, havia sido encontrado exausto na Praia do Indaiá, em Bertioga, no dia 23 do mês passado.

Na ocasião, ele estava em estado de alerta, mas sem reação ao manejo da equipe técnica, apresentando sinais claros de cansaço extremo. Por isso, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, onde recebeu cuidados de veterinários e biólogos, além de exames para avaliar sua saúde.

Após o tratamento, o mamífero apresentou boas condições clínicas e foi considerado pronto para retornar ao habitat natural. A soltura aconteceu na Praia do Monduba, em Guarujá. De frente para o mar, o animal ainda parou por alguns instantes antes de seguir sozinho em direção às águas.

O procedimento foi realizado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e, embora as imagens tenham sido divulgadas neste sábado (9), a liberação ocorreu na última segunda-feira (4).

Sobre a espécie

O elefante-marinho-do-sul pertence à ordem dos pinípedes, grupo que inclui focas, leões-marinhos e morsas. É comum em regiões subantárticas, onde se reproduz e realiza longas viagens em busca de alimento e descanso.

Embora raros no litoral paulista, registros desses animais têm se tornado mais frequentes. Pesquisadores apontam que alterações climáticas e mudanças nas correntes marítimas podem estar influenciando a chegada de indivíduos a áreas mais ao norte do que o habitual.

Veja também:

Começa a reconstrução de calçada, muretas e bancos danificados pela ressaca em Santos
Bonde Pelé celebra 85 anos de nascimento do Rei com passeios no Centro de Santos
Temporada de cruzeiros começa neste domingo com chegada do MSC Precioza no Terminal Concais, em Santos
Operação de limpeza no canal 1, em Santos, retira até fogão

Mais lidas hoje: