Governo do Estado recua e anuncia isenção em dois pontos de pedágio após mobilização liderada por Caio França

Redação Santos Notícias

Deputado estadual (PSB) comemora primeira vitória contra a expansão dos pedágios automáticos e reforça que luta continua até a revisão total do projeto.

A mobilização política e popular contra os novos pedágios automáticos no Litoral Paulista e no Vale do Ribeira, liderada pelo deputado estadual Caio França (PSB), já trouxe resultados concretos. Nesta terça-feira (19), o Governo do Estado divulgou nota oficial anunciando que moradores de Ana Dias, no Vale do Ribeira, terão isenção tarifária e que estuda alternativas para evitar a cobrança em Caruara, bairro da área continental de Santos.

Para Caio França, o recuo representa a primeira grande vitória da mobilização e uma sinalização clara de que o governo precisou rever o projeto diante da forte pressão popular e política.

“Esse anúncio mostra que a nossa luta está no caminho certo. Mas a verdade é que não aceitaremos que moradores de outras cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira sejam penalizados. Continuaremos cobrando até que todo o projeto seja revisto, com diálogo e respeito à população”, afirmou o deputado.

Pressão crescente

O projeto do Governo de São Paulo prevê a instalação de 11 novos pórticos de pedágio eletrônico (modelo free flow) nas regiões da Baixada e do Vale. Sete deles já estão programados para entrar em operação a partir de novembro de 2025.

A proposta gerou forte reação. Vereadores de cidades como Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe realizaram manifestações e aprovaram moções de repúdio e um abaixo-assinado online contra os pedágios já ultrapassa 28 mil assinaturas (acesse aqui). Além disso, Caio França protocolou o Projeto de Decreto Legislativo nº 06/2025, que suspende o decreto do Executivo, as licitações e a execução dos contratos referentes ao modelo.

Em resposta ao requerimento de informações elaborado pelo gabinete de França no primeiro semestre do ano, o governo estadual não previa nenhum tipo de isenção para moradores locais (exceto veículos oficiais e de emergência). O custo previsto será de R$ 0,1456 por quilômetro rodado para veículos de passeio, com descontos limitados a quem aderir ao sistema de TAG eletrônico.

Veja também:

Começa a reconstrução de calçada, muretas e bancos danificados pela ressaca em Santos
Bonde Pelé celebra 85 anos de nascimento do Rei com passeios no Centro de Santos
Temporada de cruzeiros começa neste domingo com chegada do MSC Precioza no Terminal Concais, em Santos
Operação de limpeza no canal 1, em Santos, retira até fogão

Mais lidas hoje: