Limpeza e manutenção preparam nichos do Monte Serrat para a festa da Padroeira de Santos

Redação Santos Notícias

Os nichos localizados na escadaria do Monte Serrat, um dos pontos mais tradicionais da Cidade, estão sendo limpos para a Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, que terá início na próxima semana.

O trabalho realizado pela Secretaria de Cultura (Secult) envolve a higienização dos 14 oratórios distribuídos ao longo dos 402 degraus que levam ao Santuário, manutenção estrutural e pequenos reparos, deixando tudo pronto para receber os fiéis e visitantes que tradicionalmente participam da romaria e das celebrações religiosas.

À frente da limpeza dos nichos há 20 anos, a coordenadora de Museus e Galeria da Secult, Inês Rangel reforça o cuidado com o patrimônio histórico e cultural da Cidade. “Esse é um dos trabalhos mais intensos que nossa equipe realiza ao longo do ano. São cerca de 20 dias praticamente morando no morro. Mas vale a pena, é muito gratificante poder contribuir com esse patrimônio histórico, cultural e religioso”.

Os serviços, iniciados na última semana, são divididos em três etapas: raspagem dos resíduos de velas que se acumulam nos painéis, lavagem mecânica, e por último, o polimento do bronze – fase em que se concentram neste momento. Na próxima semana será iniciado o polimento das obras esculpidas por Marino Del Fabero e fundidos no metal por Metelo Benedetti, em 1939.

Mais do que um caminho até o Santuário, a escadaria do Monte Serrat é também um percurso espiritual, marcado demarcado por 14 estruturas embutidas onde estão  representados os passos da Paixão de Cristo. A construção dos 14 nichos de pedra foi iniciada em 1938, e os trabalhos foram concluídos em 1941. As estações que simbolizam a Via-Crúcis foram confeccionadas em granito, com placas e relevos em bronze. Cada estação tem aproximadamente quatro metros de altura e 2,5m de largura.

Segundo a tradição, foi pela intercessão da Padroeira que Santos teria sido preservada de invasões e tragédias ao longo da história. Dessa forma, cada oratório representa não apenas a memória da Paixão de Cristo, mas também a gratidão do povo santista à sua padroeira.

O Monte Serrat é parte importante da história santista, pois servia de abrigo à população quando a então Vila era invadida por piratas. Em um desses ataques, em 1614, os invasores acabaram soterrados, e o milagre foi atribuído a Nossa Senhora. A Santa foi aclamada padroeira da Cidade em 1955.

Com o passar das décadas, o conjunto ganhou valor não só religioso, mas também histórico e cultural. A escadaria tornou-se ponto de encontro de peregrinações, lugar de devoção popular e atração turística, integrando fé, identidade comunitária e a beleza da paisagem do Monte Serrat.

Veja também:

Começa a reconstrução de calçada, muretas e bancos danificados pela ressaca em Santos
Bonde Pelé celebra 85 anos de nascimento do Rei com passeios no Centro de Santos
Temporada de cruzeiros começa neste domingo com chegada do MSC Precioza no Terminal Concais, em Santos
Operação de limpeza no canal 1, em Santos, retira até fogão

Mais lidas hoje: