Oficina de dança no bairro Vila Nova, em Santos, celebra a cultura afro-brasileira

Redação Santos Notícias
Saúde, bem-estar, consciência corporal e equilíbrio são alguns benefícios que a dança proporciona a quem se permite viver a experiência de se deixar levar pela música em movimento. Essa é a proposta da oficina “Pisada Beira-Mar: entoando um mover atlântico”, que acontece neste sábado, 30, às 15h, no espaço cultural Oju Obá, no bairro Vila Nova, em Santos.
Conduzida pela artista e educadora Marília Fernandes, a vivência é fundamentada nas simbologias negro-africanas que inspiram a prática das danças afro-brasileiras e integra a programação do projeto Miscelânea Cultural – Negras Artes 3ª Edição, iniciativa de fomento e valorização da arte e cultura negra da Baixada Santista.
A atividade é gratuita, aberta ao público e não necessita de inscrição. Os interessados devem comparecer com roupa e calçado confortáveis e itens para o próprio consumo e acomodação (garrafinha de água, colchonete ou toalha para sentar).
O espaço cultural Oju Obá fica na Rua Bittencourt, 168. Mais informações no Instagram @culturalmiscelanea.
Sobre o projeto
Idealizado pela produtora cultural, ativista e professora universitária aposentada Aldenir Dias dos Santos, a terceira edição do projeto Miscelânea Cultural foi contemplada no edital 2º Concurso de Arte Preta de Santos, com o aporte da Secretaria Municipal de Cultura. O lançamento foi realizado no último dia 10, no Banga – Café e Disco, em Santos, com um bate-papo sobre a contribuição da população negra para a formação cultural no país e no município, e contou com a participação de artistas, educadores, escritores, empreendedores, profissionais das áreas da comunicação e saúde, além do público em geral.
Originada do latim, a expressão miscelânea dialoga diretamente com as manifestações culturais africanas e afro-brasileiras, evidenciando a importância dos povos originários e dos inúmeros escravizados de África na construção e promoção de saberes e práticas cotidianas que atravessam gerações, presentes nas festividades, na culinária, na dança, na música, na literatura e em demais contextos sociais: uma grande mistura entre tecnologia, inovação e ancestralidade.
A programação segue em setembro, de forma gratuita, com oficinas e vivências nestes segmentos, em diversos pontos da cidade. Confira:
– 03/09, às 13h30 – Oficina: “Dos Quilombos aos Quintais Urbanos”, com Iara da Graça. Local: Sede do Projeto Tia Egle – Rua Ambrosina A. C. Tolentino, 45, Zona Noroeste – Santos.
– * Oficina: “Línguas africanas que fazem o nosso país”, com Brunna Amicio.
Data, horário e local pendentes.
– 13/09, às 10h – Vivência: “Capoeira e Percussão”, com Mestre Kaco. Local: Jardim Botânico de Santos “Chico Mendes” – Rua João Fraccaroli, s/n, Bom Retiro – Santos.
– 20/09, às 18h – Encerramento com os artistas participantes desta edição. Local: Estação da Cidadania de Santos – Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande – Santos.

Veja também:

Santos Store da Vila Belmiro será reinaugurada no sábado (30)
Vítimas de incêndio de 1º agosto são convocadas para apresentação de dados bancários em Santos
Equipes da Prefeitura de Santos se mobilizam para ajudar vítimas do incêndio na Zona Noroeste
Audiência pública apresenta o orçamento de Santos para 2026

Mais lidas hoje: