Cubatão apresenta Corredor de 13 km para agilizar tráfego de caminhões até o Porto de Santos

Redação Santos Notícias
Foto:Divulgação/Prefeitura de Cubatão

A Prefeitura de Cubatão (SP) apresentou uma proposta para a criação do Corredor Porto-Indústria (Copi), uma via de 13,5 km que conectaria diretamente a futura terceira pista da Rodovia dos Imigrantes ao Porto de Santos.

A iniciativa foi apresentada durante uma audiência pública realizada na quinta-feira (18) e tem como objetivo reduzir o congestionamento causado pelo intenso tráfego de caminhões na cidade. Atualmente, o trajeto entre os principais pontos leva cerca de 30 minutos; com o Copi, a previsão é que o mesmo percurso seja feito em apenas 10 minutos.

O corredor começaria no Sítio dos Areais e seguiria até a região da Alemoa, terminando no cais do porto. A proposta prevê duas faixas de rolamento com acostamento, com capacidade para até 20 mil veículos por dia.

O prefeito César Nascimento destacou que a via facilitaria a circulação de veículos leves na terceira pista da Imigrantes, reduziria o tráfego na entrada de Santos e diminuiria o tempo de espera dos caminhoneiros nos terminais portuários. “Esperamos que as sugestões da população de Cubatão sejam consideradas na elaboração final do projeto”, afirmou.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Terceira pista da Imigrantes

Durante a audiência, também foram apresentados detalhes da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que terá 21,5 km de extensão e aumentará em 145% a capacidade de descida para veículos pesados, como caminhões e ônibus. A via contará com 17 km de túneis, sendo o maior deles com 6 km de extensão.

A nova pista fará a conexão entre o km 42 da Imigrantes, em São Bernardo do Campo, e o km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão, passando ainda por São Vicente. Terá duas faixas de rolamento, acostamento reversível e inclinação média de 3,8%, permitindo o tráfego de carga pesada e capacidade de até 30 mil veículos por dia.

Os estudos começaram em 2024, e o projeto executivo deve ser entregue até fevereiro de 2026. A obra encontra-se na fase de Licença Prévia, a primeira das três etapas de licenciamento ambiental. A audiência foi organizada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), apresentando o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Esta foi a segunda audiência do projeto, a primeira tendo ocorrido em São Bernardo do Campo.

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