Com programação ampliada em 2025, campanha Outubro Rosa é lançada em Santos

Redação Santos Notícias
Tradicional em Santos e com programação ampliada em 2025, a Campanha Outubro Rosa foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (6), em solenidade na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal (Centro Histórico). O evento, que marcou o início das ações de reforço à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, também contou com a entrega do Prêmio Mulher Santista – Gilze Francisco à Associação Santa Isabel de Combate ao Câncer (ASI).
Instituído em 2022, o prêmio reconhece pessoas e instituições que se destacam na defesa dos direitos das mulheres. A honraria leva o nome da enfermeira Gilze Francisco, idealizadora do Outubro Rosa em Santos, em 2007, tornando o Município pioneiro no Brasil a aderir ao movimento. Gilze presidiu o Instituto Neo Mama e faleceu em 2021, vítima da covid-19, deixando um legado de mobilização em prol da saúde da mulher.
Homenageada da noite, a ASI foi escolhida por comissão avaliadora. Criada na década de 1990, a entidade iniciou seu trabalho apoiando pacientes oncológicos na Santa Casa e, ao longo dos anos, expandiu a atuação para hospitais, policlínicas e outras unidades. Com o apoio de 50 voluntários e doações, desenvolve ações que vão do acolhimento ao preparo de enxovais para gestantes em situação de vulnerabilidade, doação de próteses mamárias externas, orientação sobre serviços públicos de saúde e visitas a pacientes com doenças crônicas.
“A grande diferença de Santos está no DNA de sua cultura, na caridade, na responsabilidade social e no olhar para o próximo. Hoje, homenageamos um projeto fantástico, que cuida de 53% da nossa população – as mulheres – que participam de forma tão entusiasta em diversos aspectos da sociedade”, destacou o prefeito Rogério Santos.
Ao receber o prêmio, a presidente da Associação Santa Isabel, Susie Gusmão, ressaltou a trajetória da instituição. “É uma honra imensa receber esse troféu, especialmente pelo nome de Gilze, que tanto fez por nós, mulheres, e pela luta contra o câncer de mama. Ver e
sta sala cheia me deixa com o coração aquecido, ao lembrar dos 28 anos de trabalho que realizamos, sempre com o propósito de levar esperança, amor e carinho com a ajuda de parceiros e amigos.”
PREVENÇÃO E CUIDADO
Durante a campanha, a Secretaria de Saúde (SMS) amplia a oferta de exames, disponibilizando mil vagas extras para mamografias na rede municipal entre outubro e novembro. Mulheres a partir de 40 anos podem procurar a equipe de enfermagem da policlínica de referência para agendar o exame.
Também fazem parte das ações a coleta anual do exame preventivo (Papanicolau) para mulheres que já iniciaram a vida sexual, realizada nas policlínicas, e a vacinação contra o HPV – principal causador do câncer de colo do útero – disponível para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
“Este é um mês de conscientização em que precisamos ampliar nossa capacidade diagnóstica. Agora, mulheres entre 40 e 49 anos também têm acesso à mamografia. O diagnóstico precoce é essencial, e precisamos reforçar o diálogo com a sociedade”, afirmou o secretário de Saúde, Fábio Lopez.
PROGRAMAÇÃO
A edição 2025 terá programação ampliada. O Dia D do Outubro Rosa, em 18 de outubro, contará com policlínicas abertas e três postos de vacinação itinerantes. No dia seguinte (19), ocorrem dois eventos tradicionais: a 14ª Caminhada Outubro Rosa, promovida pelo Instituto Neo Mama, com concentração às 10h na Praça Vereador Luiz La Scala (Aquário), e o 4º Pedal ZN Bikers Outubro Rosa, que sairá da Praça do Surfista (canal 2) também às 10h, em direção à Praça do Aquário. Ambos são abertos ao público.
Segundo a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa, a programação foi construída de forma integrada. “Cada atividade deste mês é especial porque reúne diversas pastas municipais em uma grande gestão coletiva. Sabemos que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo, por isso precisa ser pautado com seriedade e em todas as suas vertentes.”

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: