Santistas já podem parcelar o pagamento de imposto de transmissão de imóveis

Redação Santos Notícias

Santistas já podem solicitar o parcelamento do Imposto incidente na Transmissão Onerosa, Entre Vivos, de Bens Imóveis ou de Direitos a Eles Relativos (ITBI) em até seis vezes sem juros, o que foi autorizado pela Lei Complementar nº 1.300, de julho de 2025.

O decreto regulamentador foi publicado na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial e contém todos os detalhes. Para optar pelo parcelamento, a adesão deverá ser realizada no link https://egov.santos.sp.gov.br/tribusweb/Itbi/Itbi. O método será permitido para novas guias e para as geradas anteriormente.

A lei autoriza o pagamento em até seis vezes sem juros, porém, nos casos em que o fato gerador do ITBI tenha ocorrido até o dia 23 de julho deste ano, as parcelas podem chegar a 12, desde que a solicitação ocorra no prazo de 180 dias da publicação do decreto.

A opção pelo parcelamento se concretiza após a simulação da quantidade de parcelas pretendidas e o aceite das condições mencionadas no respectivo termo e confirmação do procedimento.

Cada parcela terá como data de vencimento o último dia útil do mês ao qual se refere e somente poderá ser gerada após pagamento da parcela anterior.

Depois da quitação de todas as prestações, o munícipe poderá emitir a Certidão de Quitação, que ficará disponível online. No caso de não pagamento, estará sujeito à inscrição na dívida ativa do Município.

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: