Nova Vila Criativa trará mais esporte e qualificação à Ponta da Praia de Santos. Policlínica no mesmo terreno será ampliada

Redação Santos Notícias

Esporte, qualificação profissional e saúde. Estes serão os três pilares da nova Vila Criativa da Ponta da Praia, a 11ª unidade do programa em Santos. O equipamento será instalado em uma área de 5 mil m², na Praça Primeiro de Maio, ponto estratégico na confluência do bairro com o Estuário e a Aparecida, que passará por revitalização – com aquecimento da piscina, colocação de grama sintética no campo de futebol, além de nova pintura, iluminação e zeladoria.

O projeto prevê também a ampliação da Policlínica, localizada no mesmo terreno, com a construção de mais 400 m² para melhorar a infraestrutura de atendimento.

A nova Vila Criativa dará continuidade às atividades esportivas já desenvolvidas no local — com a garantia de manutenção dos cursos e professores — e ampliará sua vocação comunitária com oficinas artísticas, cursos de qualificação profissional e aulas voltadas à promoção da qualidade de vida, como dança, pilates e ginástica. Todas as atividades serão gratuitas e abertas à comunidade.

Publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (10), o decreto nº 11.016 revoga o anterior, de nº 5.493, de 13 de janeiro de 2010, que concedia permissão de uso, a título precário, do bem público à Associação Beneficente Osvaldo de Rosis (Abor). A medida entra em vigor em 11 de outubro de 2025, mesma data do término do termo de fomento vigente.

Criado em 2015, o programa Vilas Criativas é reconhecido pela Unesco como referência internacional em política pública inovadora, por integrar cultura, esporte, formação e inclusão social em diferentes regiões da Cidade. Atualmente, mais de 5 mil santistas participam das atividades oferecidas nas unidades, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando oportunidades de desenvolvimento humano.

A instalação da Vila Criativa na Ponta da Praia tem como objetivo otimizar recursos públicos, garantir a continuidade dos serviços à população e ampliar o número de atividades disponíveis. O espaço se tornará um ponto de encontro comunitário, voltado à valorização da cultura, ao estímulo da economia criativa e à promoção do bem-estar.

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: