O curso gratuito de capacitação em Inteligência Artificial voltado ao público 50+ esgotou as 120 vagas em menos de seis horas após a abertura das inscrições. Diante desse sucesso, o Parque Tecnológico de Santos, em parceria com o Sebrae-SP e a Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), abriu nova turma para 6 de novembro, com mais 150 vagas gratuitas.
Pessoas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente por meio do link https://www.sympla.com.br/evento/capacitacao-50-em-inteligencia-artificial-2-turma/3170805
As aulas serão presenciais, ministradas por especialistas do Parque Tecnológico e do Sebrae, com atividades práticas sobre o uso de ferramentas de Inteligência Artificial no cotidiano.
O curso reforça o alinhamento entre tecnologia, inclusão e envelhecimento ativo, pilares centrais dessa iniciativa que busca democratizar o acesso ao conhecimento e garantir que todas as gerações participem das transformações digitais de forma segura e protagonista.
“Levar o tema da Inteligência Artificial ao público 50+ é uma forma de aproximar as pessoas da tecnologia e mostrar que ela pode facilitar o dia a dia. Queremos que essa geração se sinta segura para usar as novas ferramentas e participe das mudanças que estão acontecendo”, afirma Nina Barbosa, titular da Semulher.
INOVAÇÃO E LONGEVIDADE
O curso faz parte do Programa de Inovação e Longevidade, conduzido pelo Parque Tecnológico em conjunto com a Coordenadoria de Políticas Públicas da Pessoa Idosa, da Semulher, e instituições parceiras do ecossistema de inovação, que juntos buscam democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico e estimular a cidadania digital em todas as idades.
“O Sebrae acredita que a inclusão digital é um dos pilares da longevidade empreendedora. Essa parceria com o Parque Tecnológico mostra que a inovação pode — e deve — ser acessível a todas as idades, fortalecendo a autonomia e o protagonismo do público 50+”, afirma Márcio Cruz, consultor do Sebrae-SP.
“O fato de as vagas terem se esgotado em poucas horas mostra que o interesse por aprender e acompanhar as transformações digitais está presente em todas as idades. O Parque Tecnológico tem a missão de democratizar esse acesso, levando conhecimento e oportunidades para todos. Cada nova turma representa um passo concreto rumo a uma sociedade mais inclusiva, conectada e preparada para o futuro. Estamos capacitando pessoas para viver com confiança e protagonismo na era da Inteligência Artificial”, destaca Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico.