Cumprindo seu papel de conscientizar a população sobre o tema, a Prefeitura de Guarujá promove, na segunda-feira (28), o Encontro Multiprofissional sobre as Hepatites Virais em alusão ao Dia de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado sempre em 28 de julho. O evento será na Universidade do Oeste Paulista (Campus Guarujá), localizada na Rua Albertino Pedro, 75, na Enseada, às 19 horas.
As Hepatites Virais são infecções que acometem o fígado, causando alterações. Existem cinco tipos de vírus, do A ao E. Portanto, o evento abordará os tipos da doença e os sintomas, com a participação de cinco palestrantes que falarão sobre o assunto.
O médico sanitarista e secretário de Saúde, Fábio Mesquita, abrirá o encontro destacando a importância da prevenção e do tratamento. A abordagem sobre a epidemiologia e clínica das Hepatites Virais ficará a cargo do infectologista Orival Silveira.
Já a enfermeira e coordenadora do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), AIDS e Hepatites Virais, Márcia Helena Rodrigues, destacará o fluxo assistencial da doença. Isto é, o conjunto de ações que acontecem para garantir atendimentos eficientes e seguros aos pacientes nas unidades de Saúde, desde a chegada até a alta.
Ainda, o enfermeiro e responsável técnico da Central de Vacinas de Guarujá, Alex de Freitas, trará a perspectiva da prevenção contra a doença. No evento, pessoas trarão depoimentos e relatos sobre o convívio e superação das Hepatites.
O encerramento do encontro trará o diretor do Departamento de Saúde do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista e assessor do Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais, Jeová Pessin Fragoso, que falará sobre a evolução assistencial e a importância da sociedade civil.
Infecções pelos vírus podem ser silenciosas
No Brasil, os tipos A, B e C são os mais comuns, com alterações hepáticas leves, moderadas ou severas. Geralmente, são infecções que não apresentam sintomas. Porém, quando presentes, se manifestam com cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A evolução da infecção acarreta em fibrose avançada e cirrose, culminando em câncer hepático ou necessidade de transplante do órgão. Conforme dados do Ministério da Saúde (MS), os impactos das Hepatites Virais resultam em mais de 1 milhão de mortes no mundo, anualmente.
Guarujá fornece testes em todas as unidades de Saúde
O Município fornece testes rápidos e gratuitos, além de vacinação, nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e da Família (Usafas), que são essenciais na prevenção e combate à doença.
Confira os endereços das Unidades de Saúde:
- UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)
- Usafa Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114)
- UBS Pernambuco (Rua Samambaia, s/nº)
- U.S. Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 387)
- Usafa Vila Edna (Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/nº)
- Usafa Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070)
- Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)
- Usafa Santa Cruz dos Navegantes (Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº)
- Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25)
- Usafa Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/nº)
- Usafa Doutor David Capistrano (Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº)
- Usafa Vila Áurea (Avenida Francisco de Castro, s/nº)
- Usafa Jardim Boa Esperança (Avenida Adriano Dias dos Santos, 533)
- UBS Pae Cará (Avenida São João, 155)
- UBS Morrinhos (Complexo Mestre Rafael Rodrigues, s/nº)
- UBS Vila Alice (Rua Rio Grande do Sul, s/nº)
- Usafa Jardim Conceiçãozinha (Avenida Bento Pedro da Costa, s/n)
- Usafa Sítio Conceiçãozinha (Rua Santo Antonio, 117)
- Usafa Jardim Progresso (Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº)
- Usafa Jardim Brasil (Rua Alberto Poeta Oliveira, s/nº)
- UBS Prainha (Rua 1º de Maio, 141 – Pae Cará, em Vicente de Carvalho)