Restaurante-escola de Santos reabre ao público com cozinha modernizada e novo cardápio

Redação Santos Notícias
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
Casa cheia e sorrisos marcaram a reabertura do Restaurante-Escola Estação Bistrô, nesta terça-feira (21). Após um período de reforma, o restaurante localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, retomou as atividades com a cozinha totalmente modernizada e cardápio reformulado.
O espaço, mantido em parceria com a Universidade Católica de Santos (Unisantos) e a Prefeitura de Santos, tem como propósito unir formação profissional, experiência gastronômica e impacto social positivo.
Logo na entrada, o ‘vai e vem’ dos alunos uniformizados denunciava que a cozinha está viva de novo. Entre panelas cheias e risadas tímidas, quem comanda a equipe é o chef Júnior Monteiro Leite, que não escondia o orgulho e entusiasmo. “É um momento muito esperado. O Bistrô é uma sala de aula viva, onde os alunos têm contato direto com o público e aprendem na prática o funcionamento de um restaurante. É emocionante ver o salão cheio outra vez”.
MECA SANTISTA
A reabertura veio com sabor típico Cidade. A Meca Santista, prato oficial da Cidade, marca presença em um menu completo por R$ 79, com dadinho de tapioca com peixe e de sobremesa o Bolo 3 Cafés com Sorvete.
A aluna Rebeca Cruz Meireles, 18 anos, moradora da Vila Nova, destacou o aprendizado envolvido na montagem do cardápio. “Estar aqui atendendo o público é uma oportunidade para aplicar o que aprendemos e mostrar o que a cozinha santista tem de melhor. É uma experiência única”.
NOVOS PRATOS
O cardápio ganhou pratos novos como Milanesa à Marguerita (filé mignon bovino empanado, risoto marguerita com tomate muçarela cremosa e folhas de manjericão crocante).
Outra novidade é a Sobrecoxa à Romesco (filé de sobrecoxa assado lentamente, acompanhado de batatas rústicas douradas, conserva de abobrinha e arroz ao molho romesco), além do Filé ao Glacê de Vinho (filé mignon bovino grelhado glaceado com molho a base de vinho, arroz cremoso de alho poró e chips de batata).
De sobremesa. a novidade é o Bolo 3 Cafés com Sorvete e o Petit Gateau de Doce de Leite.
CLIENTES
Entre os primeiros clientes a entrar no salão, a médica, Ana Paula Santana, 23 anos, acompanhava os pais, José Erly e Márcia Santana. A moradora do Gonzaga aprovou o resultado. “Venho desde que o restaurante abriu. É bom ver o espaço cheio novamente e saber que o atendimento e a comida continuam excelentes”.
Com a cozinha nova, o espaço também ganhou um ar mais moderno, sem perder o charme do casarão histórico onde funciona. Segundo o coordenador, Anderson Santana Souza, o projeto é essencial para que jovens em situação de vulnerabilidade social tenham oportunidade de ter uma profissão e se inserir no mercado de trabalho. “A volta do restaurante depois da modernização da cozinha era muito esperada pelos alunos, pois aqui eles colocam em prática o que aprenderam nas aulas teóricas e estão mais perto de realizarem o sonho de entrar no mercado de trabalho”.
SERVIÇO
O Restaurante-Escola Estação Bistrô segue aberto de terça a sábado, das 12h às 15h, no Largo Marquês de Monte Alegre, Valongo, para seguir misturando aprendizado, sabor, hospitalidade, ingredientes que nunca saem do cardápio.

Veja também:

Começa a reconstrução de calçada, muretas e bancos danificados pela ressaca em Santos
Bonde Pelé celebra 85 anos de nascimento do Rei com passeios no Centro de Santos
Temporada de cruzeiros começa neste domingo com chegada do MSC Precioza no Terminal Concais, em Santos
Operação de limpeza no canal 1, em Santos, retira até fogão

Mais lidas hoje: