Com 5,6 mil novos postos, Santos é uma das cidades que mais criaram empregos no Estado em 2025

Redação Santos Notícias
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos é uma das cidades que mais criaram empregos no Estado, considerando o período de janeiro a agosto. Conforme levantamento Fundação Seade, com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Município ficou em 10º lugar no saldo de contratações, com 5,6 mil, liderando a Baixada Santista e à frente, inclusive, de localidades mais populosas, como Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto e São Caetano do Sul, por exemplo.

Em Santos, os destaque fica para o setor de serviços (4.642 novas vagas), seguido do portuário (1257), construção civil (570), indústria (179), comércio (160) e agropecuária (55).

O Estado de São Paulo criou, de janeiro a agosto, 437 mil empregos com carteira assinada, equivalente a quase 2 mil por dia. Os números representam 29% do total de postos criados no Brasil no mesmo período.

No ranking que considera somente agosto, Santos também ocupa a 10ª colocação, com a criação de 746 vagas. No mês, foram criados 45 mil empregos com carteira assinada em todo o Estado, decorrentes de 706 mil admissões e 661 mil desligamentos, com o estoque de empregos formais alcançando 14,8 milhões.

Para estimular o mercado de trabalho, a Prefeitura tem promovido ações como os Mutirões do Emprego, que conectam candidatos e empregadores em um único local. Neste ano, já foram realizadas 10 edições com 1.365 vagas oferecidas, 3.194 encaminhamentos e 2.579 entrevistados.

Os mutirões são realizados Resolve Aqui, na Rua Amador Bueno, 249 (ao lado do Poupatempo), onde já estão cadastrados 46.134 trabalhadores.

O secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, informa que, de janeiro a agosto, foram realizados 10.184 atendimentos, captadas 2.352 vagas e 6.194 pessoas encaminhadas para processos seletivos pelo Centro Público de Emprego e Trabalho de Santos (CPET).

“O desempenho confirma que nossas políticas municipais, por meio desses mutirões de emprego e o fortalecimento do Centro Público de Emprego e Trabalho, proporcionam resultados concretos. Nosso compromisso é continuar ampliando oportunidades, buscar novas parcerias para qualificar a população e fazer com que o porto, enquanto motor econômico da cidade, gere benefícios concretos para os trabalhadores locais”, afirma Orlandi.

O CPET segue com atendimento regular, oferecendo diariamente diversas oportunidades de emprego.  Quem comparecer pode consultar vagas atualizadas, ser encaminhado para processos seletivos e receber orientação para a recolocação profissional. Funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, na  Rua João Pessoa, 246 (dentro do Poupatempo), Centro.

Os documentos necessários são: Carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência.

Veja também:

Começa a reconstrução de calçada, muretas e bancos danificados pela ressaca em Santos
Bonde Pelé celebra 85 anos de nascimento do Rei com passeios no Centro de Santos
Temporada de cruzeiros começa neste domingo com chegada do MSC Precioza no Terminal Concais, em Santos
Operação de limpeza no canal 1, em Santos, retira até fogão

Mais lidas hoje: