De acordo com registros da Secretaria de Segurança Púbica do Estado de São Paulo, o município de Guarujá apresentou queda significativa nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a setembro). Os dados, que foram apresentados durante reunião entre delegados da Polícia Civil do Município e o prefeito Farid Madi, apontam uma redução 24,4% nos roubos praticados na Cidade e de 59% na taxa de homicídios.
Houve diminuição também referente ao roubo de veículos, com uma queda de 14%, além do número de furtos, que caiu 0,6%. A Administração Municipal atribui esses resultados à implementação de ações do Programa Guarujá Mais Segura, como a Operação Ocupação, Operação Enseada e investimentos em estratégia com a Guarda Civil Municipal (GCM), restauração do monitoramento por câmeras, além de parceria com as polícias Militar e Civil.
Programa Guarujá Mais Segura
Como parte do Programa Guarujá Mais Segura, a Operação Ocupação acontece desde maio na orla da Praia de Pitangueiras e região central da Cidade, e a Operação Enseada é realizada desde setembro, com viaturas na Praça Horácio Lafer e rondas feitas pela Guarda Civil Municipal (GCM) com o apoio da Polícia Militar.
Equipes da Força Tarefa e Romu (Ronda Ostensiva) da Guarda Civil Municipal (GCM) atuam em pontos estratégicos e realizam patrulhamento em viaturas, motos e por meio de drones, com o objetivo de coibir furtos, roubos, ação de ‘flanelinhas’ entre outras infrações, aumentando a sensação de segurança entre moradores e turistas. Futuramente, o Programa deve contemplar outros bairros mapeados pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), com operações de segurança semelhantes.
“Encontramos a Cidade desordenada, principalmente na segurança pública. Criamos ações como a Operação Ocupação e Operação Enseada, reforçamos a Força Tarefa e estamos totalmente integrados com as polícias Militar e Civil, monitoramento, Ministério Público, além do brilhante trabalho da nossa GCM, com mais de 350 agentes”, ressaltou o prefeito Farid Madi. “E mais investimentos virão em breve, principalmente com a criação do SIM – Sistema de Inteligência e Monitoramento, incluindo Muralha Paulista e inteligência artificial”, concluiu.