Projeto itinerante ‘Caixola Recicla’ traz oficinas e espetáculos gratuitos a Guarujá nesta sexta e sábado

Redação Santos Notícias
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

O projeto cultural itinerante “Caixola Recicla”, realizado pelo grupo “Teatro a Bordo”, chega a Guarujá nesta sexta-feira (28) e sábado (29). Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Coca-Cola FEMSA Brasil, com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o evento gratuito transformará a Praça Mário Covas, no Morrinhos, em um polo cultural a céu aberto.

A programação oferece uma mistura de teatro, cinema, apresentações locais e atividades de conscientização ambiental, tendo como peça central um caminhão colorido que se converte em palco.

Carregando...

Na sexta-feira, as atividades começam pela manhã, nas escolas municipais, com as “Oficinas de Bonecos Brincantes”, e às 17 horas haverá o “Cortejo de Chegança” dos artistas, que percorrerão as ruas do Morrinhos, anunciando o início das festividades. Logo após, o foco pedagógico do projeto ganha força com a realização das “Oficinas de Reciclagem”, voltadas especialmente para o público escolar, unindo o lúdico à importância da preservação ambiental.

Já no sábado, as atividades no palco da Praça Mário Covas terão início às 17 horas, com a apresentação da peça infantil “A Princesa e o Gigante”. Valorizando a cultura regional, às 18 horas, o palco será cedido para apresentações de artistas da cidade.

À noite, a magia do cinema é o destaque, às 19 horas, com a exibição do curta metragem “A Ilha do Lixo”. O ponto alto do evento ocorre às 19h30, com a encenação do espetáculo teatral principal do projeto, o “Caixola Recicla”. A classificação é livre.

O Secretário de Cultura, Marcelo Wallez, afirmou que Guarujá está feliz em receber o projeto, que já esteve em diversas cidades de todo o país. “O evento atende o Plano de Governo em democratizar o acesso à cultura, proporcionando ações culturais em todas as praças da nossa Cidade”, conclui.

 

Um palco sobre rodas e consciência ambiental

A proposta do “Caixola Recicla” é democratizar o acesso à arte, levando sua estrutura móvel diretamente às comunidades. Desde 2015 utilizando energia solar para alimentar seus equipamentos de som e luz e um contêiner reciclado como palco, o “Teatro a Bordo” – o primeiro teatro móvel solar do Brasil – mostra ao público a transformação do lixo em arte.

Bonecos e adereços feitos de materiais descartados ganharão vida no palco, com música, poesia, humor e a participação ativa do público. O Caixola Recicla tem como objetivo estimular a reflexão sobre o consumo excessivo e a importância de reduzir, reutilizar e reciclar materiais. Outras informações podem ser obtidas através do Instagram @teatroabordo.

“Pequenas ações individuais podem gerar impactos positivos na comunidade e no meio ambiente. Unir arte e sustentabilidade neste projeto é um caminho promissor para a conscientização coletiva”, destaca Douglas Zanovelli, ator e produtor do projeto.

Veja também:

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões
Bolsa supera os 164 mil pontos e bate terceiro recorde seguido
Operação leva ao bloqueio de R$ 6 bi do crime organizado em SP
Após adiamentos, Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Mais lidas hoje: