Um pouco mais de um mês após a realização do 1º Feirão do Emprego pelo Programa “Guarujá Mais Oportunidades e Empregos”, da Prefeitura, mais de 900 pessoas já foram admitidas. A maior parte dos entrevistados começa a trabalhar entre este mês e janeiro, já que as vagas para a temporada de verão foram as mais procuradas. O mutirão foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Portuário (Sedep), em 1º de novembro.
O evento reuniu empresas dos setores portuário, logístico, comercial, educacional, estética, hotelaria e de serviços, além de instituições parceiras como o Sebrae, Sest Senat e Senai, no Ginásio Guaibê. Ainda, o Fundo Social de Solidariedade (FSS), que oferece qualificação profissional e orientações sobre empreendedorismo à população, esteve presente ofertando vagas em cursos para o próximo ano.
Feirão
O prefeito Farid Madi destacou o êxito do 1º Feirão do Emprego, já que mais de 6 mil pessoas participaram do evento, entregando currículos e realizando entrevistas, ressaltando que a iniciativa uniu pessoas de diversas áreas, idades e formações. Até janeiro, mais de 2 mil pessoas ainda serão chamadas para entrevistas já que mais de 50% das empresas seguem analisando os currículos.
Para o chefe do Executivo Municipal, este foi o primeiro passo para gerar mais empregos e renda, movimentando a economia local e reforçando o compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento da Cidade.
“Desde o início deste ano, todos os setores da Administração foram orientados a canalizar suas energias para políticas de geração de empregos e qualificação profissional. Emprego é dignidade e economia aquecida. A Guarujá que queremos é a cidade de mais oportunidades e desenvolvimento”, ressalta o prefeito.
Incentivos em diversos setores
Segundo dados da Associação das Pousadas, Hotéis e Meios de Hospedagem (Aprohot), pelo menos 15 pessoas foram contratadas para as funções de camareira, recepcionista e auxiliar de cozinha em hotéis do Município. Já para a Associação dos Quiosqueiros da Orla de Guarujá, 20 pessoas começaram a trabalhar imediatamente como atendentes nos quiosques da orla das praias.
Na área portuária, as vagas disponíveis para os cargos de analista de logística, controlador de acesso e soldador foram rapidamente preenchidas. Ao todo, 12 operadores portuários estiveram no evento e entregaram currículos para banco de dados. Outras empresas, como dos setores de comércio e estética, também entrevistaram e contrataram novos funcionários.