Santos Intensifica Combate à Dengue: 29º Mutirão Contra o Mosquito Começa Nesta Quarta

Redação Santos Notícias
Foto: Divulgação

Os mutirões contra o mosquito Aedes aegypti voltam a ser realizados em Santos nesta quarta-feira (30), após a conclusão das visitas aos imóveis realizadas ao longo do mês de julho para a terceira etapa da Avaliação de Densidade Larvária (ADL). O 29º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti será realizado no Rádio Clube. Agentes irão percorrer imóveis residenciais e comercias a partir das 9h no bairro.

Setenta e dois agentes de combate a endemias estão escalados para eliminar as situações de risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, além de 25 colaboradores da Terra Santos, que coletarão materiais inservíveis. Estes são imediatamente colocados em um caminhão da empresa para o destino correto dos resíduos.

Os agentes de combate a endemias são identificados com uniforme e crachá funcional. Nos 28 mutirões realizados em 2025, foram eliminados 1.497 focos com larvas de mosquito e contabilizadas 2.067 recusas à entrada dos agentes.

O grupo de Informação Educação e Comunicação da Secretaria de Saúde IEC realizou nesta segunda (28), na Policlínica do Ponta da Praia, as atividades de prevenção e conscientização sobre arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, e zoonoses como a esporotricose, doença fúngica transmitida de animais para humanos.

Outras ações estão previstas para esta semana, a partir das 9h:

Quarta-feira (30): Mercado do Peixe (Av. Gov. Mário Covas Júnior, 3050)

Quinta-feira (31): Projeto Feira Livre – Embaré (Av. Pedro Lessa)

Sexta-feira (1): Projeto Feira Livre – Ponta da Praia (Av. dos Bancários e travessa da Rua República do Peru)

Em 2025, Santos contabiliza 4.032 casos de dengue, com pico nos meses de abril e maio e quatro óbitos. Em julho, foram confirmados 70 novos casos até o momento. A chikungunya soma 218 casos em 2025 em Santos.

A vacina contra a dengue segue disponível nas policlínicas para crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para completar o esquema vacinal, são necessárias duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Até o momento, 24,05% do público-alvo completou o esquema vacinal.

Somente com as duas doses a pessoa está devidamente protegida. Quanto mais gente vacinada, menos o vírus circulará na cidade.

As fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositam ovos em locais de água parada. Esses ovos necessitam de água e calor para eclodir. Assim, surgem as larvas, que mais tarde se transformam em pupa e, por fim, em mosquito.

Somente as fêmeas se alimentam de sangue humano, necessário inclusive para a maturação de seus ovos antes de serem depositados. Porém, se essa fêmea tiver picado uma pessoa infectada por dengue ou chikungunya, ela se torna transmissora dos vírus ao sugar o sangue de outros indivíduos.

ESTRATÉGIAS DE SANTOS AO ENFRENTAMENTO AO AEDES AEGYPTI – ANO INTEIRO

Casa a Casa – programa de visitação de rotina aos imóveis

Mutirão – varredura realizada semanalmente em algum bairro da Cidade

Visitas aos imóveis especiais e pontos estratégicos – locais visitados mensalmente

Imóveis especiais: grande circulação de pessoas – escolas, hotéis, shopping centers

Pontos estratégicos: mais risco de criadouros – borracharias, oficinas, ferros-velhos, cemitérios, obras

Nebulização – aplicação de inseticida no entorno da residência de pessoa infectada para combater o mosquito já na fase adulta, quando está transmitindo as doenças

Armadilhas – Santos possui 481 armadilhas distribuídas por toda a Cidade, monitoradas semanalmente, que mostram o índice de infestação de mosquito no local

Acompanhamento epidemiológico – notificação e investigação de todos os casos de doenças transmitidas pelo Aedes pela Vigilância Epidemiológica

Atividades Educativas – atividades educativas nas ruas, escolas, palestras em empresas e instituições, pedágios em diferentes pontos da Cidade, participação em eventos, estandes temáticos e reuniões em condomínios

Monitoramento com drones em locais de difícil acesso

Atendimento a denúncias – feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 162 ou site www.santos.sp.gov.br/ouvidoria

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: