Especialista em Hormonologia lança e-book sobre uso seguro de medicamentos para emagrecer

Redação Santos Notícias

O uso indiscriminado de canetas emagrecedoras, medicamentos indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e que também auxiliam no controle da obesidade, tem preocupado especialistas devido aos riscos à saúde quando utilizados sem orientação médica. Para conscientizar pacientes e evitar danos graves, o médico clínico Dr. Marcelo Bechara, especialista em Hormonologia com foco em obesidade, lança o Manual Prático das Canetas Emagrecedoras, um e-book que orienta sobre o uso correto e estratégico dessas medicações.

As chamadas canetas emagrecedoras atuam simulando hormônios produzidos pelo próprio organismo, ajudando a regular o apetite e os níveis de glicose no sangue. Quando bem indicadas e associadas a condições como hipertensão ou doenças cardiovasculares, podem contribuir para a perda de até 20% da gordura corporal, a depender do tempo de tratamento e da estratégia adotada.

Carregando...

No entanto, segundo o especialista, o uso contínuo e sem acompanhamento profissional pode causar uma série de efeitos adversos, como problemas gastrointestinais, perda excessiva de massa muscular, deficiências nutricionais, queda de cabelo, fraqueza, indisposição, náuseas, efeito rebote e até alterações no pâncreas

“A ideia do e-book surgiu após observar a quantidade de pessoas que fazem uso indiscriminado das canetas, sem auxílio ou supervisão de um profissional. Apesar da perda de peso, os efeitos colaterais tendem a ser significativos e, a longo prazo, podem levar ao efeito rebote, quando o paciente interrompe o uso do medicamento sem realizar o desmame adequado, que é a redução gradual da dose.”, explica o Dr. Bechara.

 

O Manual Prático das Canetas Emagrecedoras  pode ser adquirido pelo site, com valor promocional, e inclui bônus como o e-book Crononutrição – Refeições nos Horários Certos e aulas fechadas para os 50 primeiros compradores. Os leitores também têm acesso ao suporte para esclarecer dúvidas diretamente com o médico.

 

Obesidade e canetas emagrecedoras no Brasil

 

Atualmente, no Brasil, existem três medicações injetáveis aprovadas pela Anvisa: liraglutida, semaglutida e tirzepatida. O país é o segundo no ranking dos que mais pesquisam por Mounjaro e Ozempic no mundo, segundo levantamento da plataforma Conexa Saúde feita no Google. De acordo com dados divulgados pela Ipsos Health Service Report 2025, empresa referência em pesquisas de mercado, mais da metade dos brasileiros conhecem as “canetas emagrecedoras”, 58% da população já ouviu falar sobre o medicamento, índice bem acima da média global, de 36%.

 

O Atlas Mundial da Obesidade de 2025 indicou que 65% dos brasileiros estão com o Índice de Massa Corporal  (IMC) acima do nível considerado saudável, enquanto 31% já apresentam obesidade e aproximadamente 37% sofrem com o sobrepeso. O estudo também apresenta uma projeção para os próximos anos, indicando uma tendência de crescimento até 2030: espera-se que 33,4% dos homens e 46,2% das mulheres estejam obesos.

Bechara afirma que as canetas são alternativas promissoras e saudáveis para o emagrecimento, principalmente considerando o cenário da obesidade no Brasil, mas devem ser utilizadas com estratégia e como complemento para novos hábitos de vida.

Veja também:

Feira de Artesanato Itinerante é atração no Portinho, em PG, neste domingo (25)
“Rua do Lazer” transforma o Centro de Cubatão em espaço de esporte, cultura e convivência neste domingo (25)
Previsão indica tempo nublado e com chuva nos próximos dias em Santos
FGC pagou R$ 26 bi a 67% dos credores do Banco Master

Mais lidas hoje: