Plantios ocorreram no Campo Grande, Marapé, José Menino, Vila Mathias, Ponta da Praia, Pompeia, Centro, Encruzilhada e Gonzaga
Santos já ultrapassou a meta de 2 mil novas árvores plantadas na área insular, número que havia sido estabelecido em março, no lançamento do Programa Santos Sustentável.
Até o começo de outubro, foram contabilizadas mais de 2,1 mil novas espécies nativas da Mata Atlântica em bairros como Campo Grande, Marapé, José Menino, Vila Mathias, Ponta da Praia, Pompeia, Centro, Encruzilhada e Gonzaga.
AÇÕES
O ‘Santos Sustentável’, que completa oito meses em 14 de novembro, trabalha a partir de eixos ambientais diversas ações para uma Cidade mais verde e sustentável. A meta do programa é chegar a 10 mil novas árvores até 2028.
Entre os eixos já atingidos pelo programa estão a criação de Pomares Urbanos, Conectividade Verde, Menos Asfalto – Mais Verde (Rotatórias Verdes), Matas Urbanas e ações de Educação Ambiental.
Outros eixos já viabilizados foram a criação e início das atividades de três grupos técnicos de trabalho: um para propor e implantar o Plano de Arborização; o segundo encarregado pela elaboração, implementação, manutenção e monitoramento do Programa de Recuperação Nativa da Orla da Praia de Santos, Projeto Jundu, e o terceiro, para rever critérios e requisitos para classificação dos Edifícios Verdes e Inteligentes.
PLANTIOS
Diversos plantios foram realizados com a presença da sociedade civil. Na praça Luiz la Scala (em frente ao Aquário), por exemplo, representantes do movimento inter-religioso pela cidadania de Santos realizaram um simbólico, como forma de respeito entre todos e o cuidado com o meio ambiente.
No último dia 18, 30 novas árvores – incluindo as espécies grumixama, goiaba da serra, pitanga e araçá vermelho – foram plantadas com a presença de profissionais que atuam no segmento de comunicação.
Já na Pompéia, um novo pomar urbano contou com a presença de profissionais de uma empresa portuária. São cerca de 20 novas árvores das espécies pau viola, grumixama, goiaba da serra, pitanga e araçá vermelho.
A Rua Tuyuti, no Centro, recebeu muitas espécies de árvores frutíferas, além de novas árvores pau-cigarras. O local também recebeu novo paisagismo e agora segue com um cenário com canteiros de onze horas, guaimbê e onduladas.
SANTOS SUSTENTÁVEL
O programa é uma ação integrada de arborização urbana com objetivo de somar esforços do Município no enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas.
A ação está inserida no Plano Municipal de Arborização e no Plano de Ação Climática de Santos (Pacs). Após finalização dos novos plantios, a Cidade deve atingir 45 mil árvores na área insular.
A iniciativa busca conectar áreas e estabelecer corredores verdes, ampliar a arborização urbana e as áreas permeáveis, promover a biodiversidade, preservar a vegetação protetora da faixa de areia, estimular a mobilidade sustentável, reconectar a Cidade com a natureza e promover ações de educação ambiental e incentivar a Mata Atlântica.