Botafogo vence LDU com gol relâmpago e leva vantagem mínima para o Equador

Redação Santos Notícias

O Botafogo deu um passo importante na Copa Libertadores ao vencer a LDU por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela ida das oitavas de final da competição. O único gol do confronto foi marcado pelo atacante Artur, em um lance surpreendente, aos 14 segundos de jogo, garantindo ao Glorioso a vantagem do empate para o decisivo duelo de volta.

O início da partida foi eletrizante e determinou o placar final. Mal a bola rolou, uma falha na saída de bola da defesa equatoriana permitiu que Montoro fosse desarmado próximo à área. Alex Telles, com precisão, levantou a bola na pequena área, e Artur, aparecendo livre, cabeceou para o fundo das redes, pegando todos de surpresa e incendiando a torcida alvinegra.

Com a vantagem precoce, o Alvinegro adotou uma postura mais cautelosa, cedendo espaço à LDU para atrair o adversário e explorar contra-ataques em velocidade. Os visitantes, por sua vez, passaram a controlar a posse de bola e buscaram o empate, principalmente com investidas no ataque. O goleiro John, do Botafogo, teve que intervir aos 12 minutos, em uma grande defesa após voleio de Cornejo. A LDU ainda assustou nos acréscimos do primeiro tempo, quando, após saída em falso de John, Villamil tentou encobrir o goleiro, mas Vitinho, providencialmente, cortou de cabeça na linha do gol, mantendo a vantagem botafoguense.

Na volta do intervalo, o Botafogo apresentou uma queda de ritmo e um aumento no número de erros de passe, permitindo que a LDU ensaiasse uma pressão. Aos 17 minutos, o técnico Davide Ancelotti promoveu mudanças, tirando Montoro e Artur para as entradas de Matheus Martins e Joaquín Correa, buscando renovar o fôlego ofensivo. A equipe equatoriana chegou com perigo aos 23 e 24 minutos, com lances que terminaram em cruzamentos e uma cabeçada rente à trave de John.

Mesmo com as alterações, o Botafogo não conseguiu retomar a agressividade inicial, explorando principalmente a velocidade de Matheus Martins sem conseguir, no entanto, dar sequência às jogadas. A LDU, por sua vez, manteve um bom posicionamento defensivo, neutralizando as tentativas individuais do camisa 11 alvinegro.

Nos minutos finais do segundo tempo, a LDU demonstrou sinais de cansaço, e o Botafogo conseguiu criar as melhores oportunidades. Na mais clara delas, aos 43 minutos, Matheus Martins lançou na área, a zaga desviou, e Joaquín Correa aproveitou o rebote para finalizar de primeira, exigindo uma grande defesa do goleiro Gonzalo Valle, que evitou um placar mais elástico para o time carioca.

O jogo de volta está marcado para a próxima quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador. O Botafogo terá a vantagem de jogar pelo empate, mas enfrentará o desafio adicional da altitude da capital equatoriana, um fator conhecido por dificultar o desempenho físico de equipes visitantes.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 0 LDU

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14/08/2025
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: John Alexander León (Colômbia) e Sebastián Vela (Colômbia)
VAR: David Rodríguez (Colômbia)
Cartões amarelos: Marçal (Botafogo); Mina Caicedo, Cornejo, Gruezo (LDU)
Gol: Artur, a 1 minuto do 1º tempo (BOTAFOGO)

BOTAFOGO: John, Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo (Marçal) e Alex Telles; Marlon Freitas, Danilo (Allan) e Jefferson Savarino (Nathan Fernandes); Artur (Joaquín Correa), Arthur Cabral e Álvaro Montoro (Matheus Martins). Técnico: Davide Ancelotti

LDU: Gonzalo Valle, José Quintero, Mina Caicedo (Dario Aimar), Ricardo Ade e Leonel Quiñónez; Bryan Ramírez (Erique), Gruezo, Gabriel Villamíl e Fernando Cornejo (Alvarado); Lisandro Alzugaray (Pastrán) e Medina (Michael Estrada). Técnico: Tiago Nunes

Veja também:

Começa a reconstrução de calçada, muretas e bancos danificados pela ressaca em Santos
Bonde Pelé celebra 85 anos de nascimento do Rei com passeios no Centro de Santos
Temporada de cruzeiros começa neste domingo com chegada do MSC Precioza no Terminal Concais, em Santos
Operação de limpeza no canal 1, em Santos, retira até fogão

Mais lidas hoje: