A campanha Fique Sabendo realizou uma ação de testagem rápida de HIV e Sífilis com os usuários do CAPS Álcool e Drogas, nesta terça-feira (2). Outras iniciativas de testagem ocorrem até o dia 10 em locais de Santos (veja programação).
A ação desta terça teve o objetivo de conscientizar e ampliar o discurso de saúde para a população que realiza acompanhamento psicológico, que, em alguns casos, pode facilitar a transmissão de vírus e infecções sexualmente transmissíveis.
“Ontem foi o Dia Mundial da Luta contra a AIDS e nessa semana estamos realizando ações em várias unidades e na rua. Hoje, estamos vindo até essa população, que tem mais dificuldade ao acesso do nosso serviço. A conscientização e diagnóstico precoce são de suma importância para o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis”, explicou Thayná Caires, chefe do Serviço de Atendimento Especializado.
A profissional destacou a abordagem ao público da unidade que não costuma buscar os serviços de testagem, e enfatizou o acolhimento e a credibilidade que os profissionais responsáveis pelas testagens transmitem aos usuários, a fim de se sentirem confortáveis e num ambiente seguro. “Todos são pacientes, damos a mesma atenção e cuidado, mas com um olhar diferente para garantirmos um atendimento eficiente, considerando as suas especificidades”.
COMO FUNCIONA
Os testes são gratuitos e feitos a partir de uma gota de sangue retirada do dedo, semelhante ao exame de glicemia. O resultado fica pronto em 20 minutos e será informado de forma reservada e confidencial por uma equipe do Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI).
Caso o resultado seja positivo, a pessoa será encaminhada ao Serviço Especializado de Atendimento, onde realizará o tratamento. A sífilis é curada com uso de penicilina. Já o HIV é controlado por medicamentos antirretrovirais fornecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que tornam o vírus indectectável e intransmissível, impedindo a evolução para AIDS.
TESTES NO ANO TODO
Durante o ano todo, a Secretaria de Saúde disponibiliza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais em todas as policlínicas e no Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas (Rua da Constituição, 556).
PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA (3)
9h às 12h – Testagem de HIV e Sífilis no Caps Orquidário (Av. Gal. Francisco GlIcério, 661)
QUINTA-FEIRA (4)
9h às 10h30/14h às 15h30 – Palestra e distribuição de autotestes na Autoridade Portuária de Santos (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 32)
SEXTA-FEIRA (5)
17h às 20h – Testagem de HIV e Sífilis para profissionais do sexo
DOMINGO (7)
10 às 13h – testagem HIV e sífilis no Ação Médicos do Mundo (entorno do Mercado Municipal de Santos, na Vila Nova)
13 às 15h – Palestra e distribuição de autotestes de HIv e sífilis na Seacolhe (Rua Bittencourt, 309/311)
SEGUNDA (8)
9h às 10h30 e 14h às 15h30 – Palestra e distribuição de autotestes no Centro de Integração Empresa-Escola
TERÇA (9)
8h às 10h – Palestra e distribuição de autoteste na empresa Citrosuco
QUARTA (10)
10 às 17h – Distribuição de preservativos no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli, s/nº)
14h às 17h – Testagem HIV e sífilis em hotel