Durante o período de Carnaval, as praias da região da Baixada Santista contabilizaram 128 ocorrências relacionadas a afogamentos. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), 217 banhistas foram resgatados com vida e houve um registro de morte.
O óbito foi confirmado em Guarujá, na Praia do Pequerê. A vítima foi um adolescente de 15 anos, morador da capital paulista, que estava no local acompanhado da família. Ele desapareceu no mar no sábado (14), e o corpo foi localizado no domingo (15). A morte foi atestada por equipe médica após o resgate.
Entre os municípios da região, Guarujá concentrou o maior número de atendimentos: 76 ocorrências e 137 pessoas salvas. Segundo o GBMar, o trabalho preventivo e a pronta resposta dos guarda-vidas foram determinantes para o elevado número de resgates bem-sucedidos.
Balanço por cidade
Guarujá
-
76 ocorrências
-
137 vítimas salvas
-
1 óbito
Santos
-
4 ocorrências
-
4 vítimas salvas
Bertioga
-
5 ocorrências
-
9 vítimas salvas
-
1 encontro de cadáver
Praia Grande
-
16 ocorrências
-
20 vítimas salvas
Mongaguá
-
13 ocorrências
-
20 vítimas salvas
Itanhaém
-
14 ocorrências
-
27 vítimas salvas
Casos registrados
No domingo (15), duas adolescentes, de 12 e 15 anos, precisaram de socorro na praia do José Menino, em Santos. A mais nova apresentava quadro de afogamento grau 2 e foi encaminhada para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central do município.
Já em Guarujá, dois homens foram retirados do mar após serem puxados por uma corrente de retorno na Praia da Enseada. A ação contou com apoio do helicóptero Águia e utilização de puçá, equipamento empregado em salvamentos aquáticos.