Demonstrando preocupação permanente com a segurança da população e dos milhares de motoristas que circulam diariamente pelas rodovias que cortam o município, a Cidade de Cubatão encaminhou ofício à Ecovias solicitando a adoção de medidas urgentes para melhoria da infraestrutura viária em trechos da Rodovia Anchieta e da Interligação Anchieta-Imigrantes. O documento, assinado pelo secretário municipal de Governo, Guilherme Amaral, por determinação do prefeito César Nascimento, destaca a necessidade de intervenções em pontos estratégicos localizados em frente aos bairros Vila dos Pescadores e Jardim Nova República, regiões que registram intenso fluxo de veículos e grande movimentação de moradores, trabalhadores e usuários das vias marginais.
Entre as solicitações encaminhadas à concessionária estão a revitalização da sinalização horizontal de solo, a instalação e substituição de tachões refletivos (os chamados “olhos de gato”), a manutenção preventiva e corretiva da iluminação pública e a troca de lâmpadas queimadas ou com baixa eficiência luminosa. O pedido é acompanhado por registros fotográficos que apontam falhas na iluminação, desgaste da pintura das pistas e ausência de tachões refletivos, situações que podem comprometer a visibilidade dos condutores, especialmente durante a noite e em períodos de chuva, neblina ou baixa luminosidade.
Para o prefeito César Nascimento, cuidar da segurança viária é também cuidar das pessoas. “Nossa gestão tem compromisso com a preservação da vida. Esses trechos recebem diariamente milhares de motoristas, caminhoneiros, trabalhadores e moradores dos bairros vizinhos. Quando identificamos problemas que podem representar riscos, temos o dever de agir e cobrar providências dos responsáveis. Estamos atentos e trabalhando para que a população tenha mais segurança e tranquilidade ao se deslocar pela cidade”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Governo e de Ciomunicação, Guilherme Amaral, ressaltou que a iniciativa integra a política de acompanhamento permanente das demandas que impactam diretamente a qualidade de vida da população. “A Cidade de Cubatão tem atuado de forma preventiva, identificando situações que exigem atenção e dialogando com os órgãos e concessionárias responsáveis. Nosso objetivo é garantir melhores condições de mobilidade e segurança para todos os usuários dessas vias, sejam moradores, trabalhadores ou pessoas que utilizam as rodovias diariamente”, destacou.
No documento encaminhado à Ecovias, a Administração Municipal solicita ainda que sejam informadas as providências adotadas ou previstas para os locais apontados até o dia 3 de julho. A iniciativa reforça o compromisso da Cidade de Cubatão com a segurança viária, a prevenção de acidentes e o cuidado com a população.
Ao atuar de forma proativa junto aos órgãos responsáveis pela Administração das rodovias, o município busca assegurar condições adequadas de circulação, ampliar a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres e contribuir para a redução dos riscos em vias de grande movimentação. “Mais do que uma reivindicação pontual, a ação demonstra o compromisso da gestão municipal com a preservação da vida, a mobilidade urbana e o bem-estar dos moradores, reafirmando que a segurança das pessoas continuará sendo uma das prioridades da Cidade de Cubatão”, reforça a secretário.
Por: Secom Cubatão/JMA
Foto: Secom Cubatão/Divulgação PMC