Uma das faixas da Avenida Perimetral, nas proximidades do Mercado Municipal de Santos, permanece interditada por conta das obras de construção de uma nova passarela destinada aos pedestres que utilizam as catraias. O bloqueio é necessário para o reposicionamento da ciclovia existente no trecho. A previsão é que o trânsito seja normalizado até o dia 28 de novembro.
A passarela será a quinta estrutura elevada entregue pelo Porto de Santos nos últimos anos e integra um projeto de melhoria da conexão entre o porto e a área urbana. A iniciativa é fruto de um acordo entre a Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-FIPS).
Com aproximadamente 300 metros de extensão, a nova via começará na Avenida Perimetral, atravessará os trilhos da ferrovia e seguirá até o Canal do Mercado. As obras, iniciadas há quase um ano, têm investimento de R$ 17 milhões e devem ser concluídas na primeira quinzena de dezembro.
O objetivo principal é oferecer mais segurança aos pedestres que utilizam as catraias para se deslocar entre Santos e Guarujá. Atualmente, muitos precisam cruzar a linha férrea para acessar o embarque — um percurso considerado de risco.
Além de reduzir acidentes, a passarela também facilitará o acesso aos terminais portuários e garantirá uma alternativa segura para os dias de maré alta, quando o serviço de catraias fica temporariamente interrompido.
