Nessa quinta(25), a Prefeitura de Cubatão, por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde (SMS), realizou uma atividade com objetivo de conscientizar os estudantes sobre a prevenção de acidentes envolvendo a fauna urbana, bem como incentivar práticas sustentáveis relacionadas à separação e destinação adequada dos resíduos. A atividade foi ministrada pelas equipes da SMS e da Semam-SCBem, que abordaram sobre os temas ‘Animais Peçonhentos’ e ‘Descarte Correto de Resíduos’.
A ação foi realizada na UME Mário de Oliveira, voltada aos alunos do Ensino Fundamental I e foi acompanhada pela diretora de Educação Ambiental, Patrícia Barbosa, e pela diretora de Bem-estar animal, Simone Ataíde, ambas da Semam-SCBem, reforçando a importância da educação como ferramenta de transformação social e promoção da qualidade de vida de junho.
“A conscientização das crianças sobre o descarte correto dos resíduos e os cuidados com os animais peçonhentos é essencial para a formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente”, ressalta Patrícia.”
Já a diretora de Bem-estar animal diz que “conhecer os animais peçonhentos, compreender sua importância para o equilíbrio ambiental e aprender como agir de forma segura contribui para a prevenção de acidentes e para a convivência harmoniosa com a fauna. A informação é uma importante ferramenta de proteção à saúde e de respeito à vida animal, completou Simone.
A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ODS 4: Educação de Qualidade, ODS 3: Saúde e Bem-Estar, ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis, ODS 15: Vida Terrestre.
Por: Secom Cubatão/HR
Foto: Secom Cubatão/Divulgação



