‘Cuidaram de nós nos mínimos detalhes’, diz paciente da Maternidade de Franco da Rocha
A Maternidade de Franco da Rocha, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), completou um ano de funcionamento com mais de 1,6 mil partos realizados, entre normais e cesarianas.
Inaugurada em julho de 2024 pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, a unidade atende mais de 624 mil habitantes da região de Franco da Rocha, incluindo os municípios de Caieiras, Francisco Morato, Cajamar e Mairiporã.
A maternidade conta com um Centro de Parto Natural, três salas cirúrgicas e 60 leitos destinados à pediatria clínica, UTI neonatal, obstetrícia, atenção humanizada ao recém-nascido e isolamento adulto. A capacidade de atendimento é de até 400 partos por mês — o equivalente a 4,8 mil por ano.
O parto perto de casa
Uma das primeiras pacientes atendidas na unidade foi a arquiteta Jennifer Oliveira Mariano, de 28 anos, que optou por deixar o convênio particular para ter o parto mais próximo de casa.
“Esse capítulo na minha vida com certeza vai ficar marcado, porque foi a chegada da minha primeira filha. Tive o prazer de ser atendida com rapidez, carinho e atenção aos mínimos detalhes”, relembra Jennifer, mãe da pequena Manuela, hoje com 10 meses.
Apesar da felicidade com a chegada da filha, Jennifer conta que o medo também esteve presente durante a gestação. “Claro que sentimos receio sobre como seremos acolhidas, já que estamos lidando com profissionais que não conhecemos. Mas encontrei uma equipe dedicada, atenciosa e amorosa, que cuidou de mim com zelo e carinho”.
Ela afirma que todo o atendimento superou suas expectativas. “Fui cuidada do início ao fim. Um dos meus maiores medos era o parto, como seria, como cuidariam de mim e da minha bebê. E foi tudo maravilhoso, algo que parecia preparado pelas mãos de Deus. Só tenho gratidão por tudo o que vivi na maternidade”.
A relação da família com a unidade continua com o acompanhamento pediátrico. Jennifer também deixa uma mensagem para outras mulheres que passarão pela maternidade: “Não tenham medo. Ali existem pessoas maravilhosas, que cuidam da gente com carinho, verdade e lealdade à profissão, qualidades raras nos dias de hoje, mas que encontrei ali.”
Expansão da saúde
Em dois anos e meio, o Governo de São Paulo alcançou a marca de mais de 6,2 mil leitos hospitalares entregues, entre novos e reativados, em unidades próprias e filantrópicas de todas as regiões do estado. O volume equivale à construção de 30 hospitais de médio porte e é resultado do processo de regionalização da saúde, liderado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que identifica e responde às necessidades de cada território. Nesse período, foram entregues quatro novos hospitais e dois AMEs, na Grande São Paulo e nas regiões de Ribeirão Preto e Bebedouro.
O post ‘Cuidaram de nós nos mínimos detalhes’, diz paciente da Maternidade de Franco da Rocha apareceu primeiro em Agência SP.
The post ‘Cuidaram de nós nos mínimos detalhes’, diz paciente da Maternidade de Franco da Rocha appeared first on O Mariliense.