O litoral de São Paulo terá um domingo de sol e temperaturas agradáveis, mas os banhistas devem ficar atentos: 41 praias da região estão com bandeira vermelha, sinalizando risco para banho devido à qualidade da água e condições do mar.
As autoridades orientam que, apesar do tempo firme, é importante respeitar as sinalizações, evitar nadar em áreas perigosas e observar os cuidados com crianças. O vento moderado em alguns trechos pode intensificar o movimento das ondas, aumentando os riscos para banhistas e praticantes de esportes aquáticos.
Mesmo com as condições desfavoráveis para o banho, é possível aproveitar a praia para atividades na areia, como caminhadas, esportes e piqueniques, desde que os cuidados com o mar sejam rigorosamente seguidos.
Praias com bandeira vermelha
No domingo (5), o litoral paulista apresenta condições desfavoráveis para banho em diversas praias, com 41 delas sinalizadas com bandeira vermelha, indicando risco à saúde devido à presença de coliformes fecais.
Baixada Santista (24 praias)
- Bertioga: Trecho próximo à rua Rafael Costabile, da praia da Enseada, está impróprio;
- Guarujá: Praia do Perequê, os trechos próximos à estrada de Pernambuco, avenida Atlântica e rua Chile, da praia da Enseada, o trecho próximo à avenida Puglisi da praia de Pitangueiras, e a praia do Guaiúba;
- Santos: todas as praias de Santos estão impróprias (Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e os trechos próximos à rua Olavo Bilac e avenida Frederico Ozanan, da praia do José Menino);
- São Vicente: Praia dos Milionários, Gonzaguinha e Prainha estão com bandeira vermelha;
- Praia Grande: Canto do Forte, Boqueirão, Aviação, Vila Tupi e Ocian estão impróprias;
- Mongaguá: Apenas a praia de Vera Cruz está imprópria e com bandeira vermelha;
- Itanhaém: Praias do Centro e dos Pescadores estão impróprias;
- Peruíbe: Todas as praias estão com bandeira verde (próprias para o banho).
Litoral norte
- Ubatuba: os dois trechos monitorados da praia de Itaguá (próximos aos números 240 e 1.724, da avenida Leovigildo Dias Vieira), a praia de Iperoig e o rio Itamambuca estão com bandeira vermelha;
- Caraguatatuba: a Prainha, a praia do Centro e a praia de Indaiá estão impróprias ao banho;
- São Sebastião: a Prainha e as praias de São Francisco, Arrastão e Preta do Norte estão com bandeira vermelha;
- Ilhabela: as praias Viana, Engenho D’Água, Itaquanduba, Itaguaçu, Perequê e Feiticeira estão com bandeira vermelha.
A recomendação das autoridades é evitar contato com a água nessas localidades para prevenir possíveis problemas de saúde. Para informações atualizadas sobre a balneabilidade, os banhistas devem consultar o boletim oficial da CETESB.