Elefante-marinho-do-sul é tratado por quase duas semanas e retorna ao mar no Guarujá

Redação Santos Notícias
Foto: Instituto Gremar/Divulgação

Um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) voltou ao oceano nesta semana em Guarujá, após passar 12 dias em reabilitação. O animal, um macho jovem, havia sido encontrado exausto na Praia do Indaiá, em Bertioga, no dia 23 do mês passado.

Na ocasião, ele estava em estado de alerta, mas sem reação ao manejo da equipe técnica, apresentando sinais claros de cansaço extremo. Por isso, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, onde recebeu cuidados de veterinários e biólogos, além de exames para avaliar sua saúde.

Após o tratamento, o mamífero apresentou boas condições clínicas e foi considerado pronto para retornar ao habitat natural. A soltura aconteceu na Praia do Monduba, em Guarujá. De frente para o mar, o animal ainda parou por alguns instantes antes de seguir sozinho em direção às águas.

O procedimento foi realizado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e, embora as imagens tenham sido divulgadas neste sábado (9), a liberação ocorreu na última segunda-feira (4).

Sobre a espécie

O elefante-marinho-do-sul pertence à ordem dos pinípedes, grupo que inclui focas, leões-marinhos e morsas. É comum em regiões subantárticas, onde se reproduz e realiza longas viagens em busca de alimento e descanso.

Embora raros no litoral paulista, registros desses animais têm se tornado mais frequentes. Pesquisadores apontam que alterações climáticas e mudanças nas correntes marítimas podem estar influenciando a chegada de indivíduos a áreas mais ao norte do que o habitual.

Veja também:

Atlético-MG garante empate dramático no Equador e decide vaga em casa na Sul-Americana
Rio registra madrugada mais fria da década em outubro
Com 5,6 mil novos postos, Santos é uma das cidades que mais criaram empregos no Estado em 2025
Restaurante-escola de Santos reabre ao público com cozinha modernizada e novo cardápio

Mais lidas hoje: