Elenco do Santos FC entrou em campo com uniformes personalizados no Clássico Alvinegro; alunos da AMEI Rei Pelé participaram da entrada com os jogadores
Em uma noite histórica e marcada por emoção, São Vicente celebrou seus 494 anos em grande estilo, com uma série de homenagens promovidas pelo Santos FC que tiveram ampla repercussão na imprensa e nas redes sociais.
Aos 91 minutos de jogo, o grito de “gol” ecoou na Vila Belmiro com o atacante Gabigol, autor do tento santista, exibindo o número 494, acompanhado do nome “São Vicente” em suas costas. A cena simbolizou as homenagens prestadas à Primeira Cidade do Brasil nesta quinta-feira (22), durante o clássico contra o Corinthians, válido pela 4ª rodada do Campeonato Paulista.
A programação especial contou ainda com uma “resenha” entre Neymar — que entrou em campo com o nome Náutica III, bairro onde viveu na infância — e um personagem caracterizado como Martim Afonso de Sousa, além de patches personalizados alusivos ao Município, entrada em campo dos alunos da AMEI Rei Pelé ao lado dos jogadores e a exibição de um vídeo institucional no intervalo.
“São Vicente é a terceira cidade do país com o maior número de sócios. Isso é extremamente significativo para o Santos FC. A homenagem marca essa ligação histórica que o clube mantém com o município. Parabéns aos nossos queridos vicentinos”, afirmou o presidente do Santos, Marcelo Teixeira.
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, também celebrou o momento. “Predestinados! Obrigado, meu Deus, por esse momento incrível. São Vicente para o Brasil!”, declarou.
A relação entre o Santos FC e São Vicente vai além da proximidade geográfica. O Município abriga o Píer do Pelé, um dos principais pontos turísticos do mundo dedicados ao Rei do Futebol, integrante da Rota Turística do Futebol do Governo do Estado de São Paulo. A cidade também foi a primeira do mundo a homenagear Pelé com o nome de uma unidade educacional — a AMEI Rei Pelé — que atende mais de 600 alunos.
Outros marcos reforçam esse vínculo histórico, como a Unidade Educacional Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, no bairro Náutica III, onde Neymar Jr. estudou na infância. A quadra esportiva da escola leva o nome “Vai pra cima deles, Neymar Jr”.
O Poliesportivo Dondinho, ginásio municipal que homenageia o pai de Pelé, e a relação histórica com ídolos eternos do clube, como Pepe e Mengálvio, também integram essa trajetória. Em 1972, Pelé recebeu o título de Cidadão Vicentino, consolidando o elo entre o Santos FC, seus ídolos e a Primeira Cidade do Brasil.