O governo brasileiro confirmou a presença de três novas substâncias psicoativas no país. Duas delas estão presentes no produto Magic Mushroom Gummies, enquanto a terceira é um opioide sintético conhecido como N-pirrolidino protonitazeno.
Embora seja a primeira vez que essas drogas foram detectadas no Brasil, o Magic Mushroom Gummies já circula em países como Chile, Canadá e Bélgica. O opioide sintético, por sua vez, já foi encontrado em lugares como Canadá, França e Alemanha.
As substâncias foram incluídas nos controles nacionais 19 dias após a notificação da sua circulação no território brasileiro. O monitoramento é fundamental para o enfrentamento do tráfico e para a prevenção de riscos à saúde pública.
O Sistema de Alerta Rápido (SAR), ferramenta utilizada para essa detecção, é responsável por captar, analisar e divulgar informações sobre novas substâncias psicoativas, alterações em drogas já conhecidas e adulterações que representem risco à saúde ou à segurança pública.
O que são opioides?
Opioides são substâncias derivadas do ópio, flor da papoula, conhecidas por seu efeito analgésico e alto potencial de dependência. Podem ser naturais, como morfina e codeína; semi-sintéticos, como a heroína; ou totalmente sintéticos, produzidos em laboratório, como a metadona.
Enquanto medicamentos opioides têm uso seguro sob supervisão médica, especialmente para controle de dores intensas em hospitais, o consumo recreativo ou sem orientação aumenta significativamente o risco de dependência química.