O Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA) atua como referência na Região no atendimento a ocorrências envolvendo o manejo de abelhas, sendo o único órgão que realiza esse serviço no Município. A equipe é responsável por fazer a captura, remoção e alocação correta de abelhas e vespas que se instalam em residências, comércios e locais públicos. Só este ano já foram realizados 115 manejos, sendo 65 de abelhas e outros 50 de vespas/marimbondos.
Composto por oito guardas civis municipais (GCMs) que atuam junto à Diretoria de Força-Tarefa, subordinada à Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), o grupamento tem a função de proteger o patrimônio ecológico do Município, com agentes que monitoram áreas de proteção ambiental, evitando danos na natureza.
Para fazer uma solicitação, basta entrar em contato com a GCM por meio do telefone 153. Durante as ocorrências, os agentes do GDA utilizam equipamento de proteção individual (EPI) apícola completo, que inclui macacão, botas, luvas e máscaras. Chegando ao local, eles localizam o enxame e analisam as necessidades para a retirada, que poderá ser realizada posteriormente, seguindo um cronograma de atendimento.
As abelhas são extremamente importantes para o ecossistema e, diferente do que muitos pensam, não se pode queimá-las. Conforme, a Lei Federal 9.605/98, que dispõe sobre crimes ambientais, é proibida a eliminação dos enxames, o correto é a realocação. O manejo é feito à noite, quando as abelhas estão na colmeia agrupadas, pois durante o dia elas saem para buscar o pólen.