Grupo de motoqueiros faz doação de sangue em Cubatão e reforça as ações alusivas ao mês do doador de sangue

Redação Santos Notícias

Vários integrantes do Moto Clube Insanos MC Regional Litoral Sul estiveram no Hospital Municipal de Cubatão para doar sangue em alusão Junho Vermelho, mês incentivo à doação de sangue. No total, foram 26 integrantes do moto clube que fizeram a doação. No mesmo dia, o grupo esteve também na Santa Casa de Santos.

A secretária de Saúde de Cubatão, Joyce Montes, lembrou que o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, foi instituído como uma forma de agradecer às pessoas que garantem a manutenção dos bancos de sangue em todo o país: “A doação de sangue é uma atitude que pode socorrer pessoas em risco de morte e uma bolsa de sangue coletada pode salvar até quatro vidas”. Neste sentido, ela considera muito importante atitudes coletivas que resultem de ações como essa do sábado no hospital.

Carregando...

USF Morro do Índio – Nesta segunda-feira (22), a Unidade de Saúde da Família do Morro do Índio, na Vila Esperança, realizou uma palestra sobre a importância da doação de sangue. A atividade foi conduzida pelo enfermeiro André Luiz Carvalho e pelo médico Thiago Daysuke Honda, que compartilharam informações sobre quem pode doar, os benefícios da doação e a importância de manter os estoques de sangue abastecidos. “Doar sangue é um gesto simples que pode salvar muitas vidas. Seja um doador!”, completa a secretária.

Banco de Sangue  e quem pode doar – O Banco de sangue do Hospital Municipal de Cubatão é o local indicado para realizar as doações no município. O serviço de coleta ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e os interessados podem agendar horário pelo telefone: (13) 3512-7810. “O Banco de Sangue do Hospital Municipal de Cubatão trabalha de forma permanente com os estoques entre o limite do ideal para menos do indicado. Por isso, as doações são sempre muito bem-vindas, já que é fundamental mantermos o estoque de bolsas em um nível seguro”, declara Vanessa Matos do Nascimento Cova, supervisora do Banco de Sangue do HMC.

Pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos incompletos), é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Outras exigências são: pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. “No dia da doação é imprescindível levar documento de identidade com foto. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum”, complementa Vanessa.

Frequência das doações – De acordo com a supervisora, a frequência máxima admitida é de quatro doações anuais para homens e de três doações anuais para mulheres. E o intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

 

Por: Secom Cubatão/AA
Fotos: Divulgação


 

Veja também:

PM inicia Operação Inverno com reforço de 500 policiais na Serra da Mantiqueira
Fissura labiopalatina demanda tratamento precoce e multidisciplinar
Itanhaém realiza 3ª edição do programa Alfabetiza Juntos SP para professores da rede municipal
24.06.2026 – EDITAL DE CONVOC PARA FINS DE EXAMES MEDICOS CONCURSO 01-2022

Mais lidas hoje: