Como parte da programação do Outubro Rosa, a Prefeitura de Guarujá realiza, neste sábado (18), o Dia da Saúde da Mulher, uma grande mobilização que vai envolver todas as Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, das 8 às 17 horas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, além de reforçar o cuidado integral à saúde da mulher.
A ação é capitaneada pela Secretaria de Saúde (Sesau) e contará com a participação de alunos de Medicina e Enfermagem da Unaerp Guarujá, por meio da Liga Acadêmica Clínica e Cirúrgica de Oncologia (LACCON), e da Unoeste, que também integrará a mobilização com alunos das mesmas áreas. Serão 15 Usafas em parceria com a Unaerp e seis UBSs em parceria com a Unoeste, oferecendo uma série de atendimentos gratuitos à população.
Durante o dia, as mulheres poderão participar de consultas médicas, orientações sobre prevenção, encaminhamentos para exames de imagem, além de atividades educativas voltadas à promoção da saúde.
De acordo com Graziela Paes, diretora de Atenção Básica de Guarujá, o evento simboliza o compromisso da rede municipal com o cuidado e a prevenção. “O Dia da Saúde da Mulher representa um grande mutirão de acolhimento e informação. Queremos incentivar o autocuidado e garantir que mais mulheres tenham acesso ao diagnóstico precoce, que é essencial para o sucesso do tratamento do câncer de mama”, destaca.
UBS Prainha terá implante de Implanon
Durante o Dia da Saúde da Mulher, a UBS Prainha (Rua 1º de Maio, 141 – Paecará) também contará com um serviço especial: o implante gratuito de implanon, método contraceptivo de longa duração disponibilizado pelo SUS. A iniciativa tem como foco o planejamento familiar e o direito reprodutivo das mulheres. “Isso garante um método eficaz e seguro de prevenção da gravidez, dentro da programação do Outubro Rosa”, complementa Graziela.
Dia ‘D’ de vacinação também é neste sábado
Além das ações do Outubro Rosa, Guarujá participa neste sábado (18) da Campanha Nacional de Vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde. Para isso, a Prefeitura disponibilizará também nas 20 unidades de saúde do Município, além do Centro de Referência em Otorrino, Oftalmo e Fonoaudiologia (Croof), das 8 às 17 horas, todas as vacinas do Calendário Nacional. Basta que o munícipe procure uma das unidades com documento e carteirinha de vacinação.