Guarujá promove evento para discutir a prevenção do suicídio em idosos

Redação Santos Notícias
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A ONG EducaSurf, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Guarujá (CMDPI), sob a coordenação da Prefeitura, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), está chamando a atenção para a prevenção do suicídio em pessoas idosas. Nesta sexta-feira (19), às 16 horas, na Associação dos Idosos Pensionistas e Aposentados de Vicente de Carvalho (ASIPAVIC – Rua Cerqueira César, 105, Vila Áurea), haverá um encontro para abordar o assunto. Com o tema: “Falar é acolher. Sua vida importa!”, o objetivo é encorajar a comunidade a conversar sem julgamentos e apoiar a quem precisa. O evento é aberto à comunidade.

A iniciativa faz parte da campanha Setembro Amarelo, focada na conscientização sobre a saúde mental e a importância de buscar ajuda, e contará com a presença de especialistas para um “bate-papo” sobre o tema. Participarão da discussão uma acupunturista, um psicólogo, um fisioterapeuta, uma nutricionista e um assistente social, abordando a questão do suicídio na terceira idade, sob diferentes perspectivas.

A acupunturista Carmem Silvia Sodré Vieira, que estará presente, ressalta a importância da acupuntura para a pessoa idosa. “Por tratar do sistema nervoso central, ela atua não apenas nos sintomas físicos, mas também na energia vital e no equilíbrio das emoções”, declara.

Fatores de risco

A discussão se concentrará nos principais fatores de risco, como a depressão, doenças crônicas e incapacitantes, isolamento social e solidão, luto recente e o uso prejudicial de álcool e medicamentos. O evento também orientará sobre como identificar os sinais de alerta, que incluem tristeza persistente, perda de autoestima e de interesse em atividades, comentários sobre morte ou despedidas e descuido com a própria saúde.

Além disso, serão fornecidas informações sobre como e onde buscar ajuda, incluindo o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio 24 horas pelo número 188, e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A presidente do CMDPI, Lilia Rodrigues, convida para o evento: “Será rico de informações e com profissionais amplamente qualificados. O idoso de hoje é o jovem de ontem, com uma ampla bagagem de experiências, que merece respeito, atenção e carinho”, destaca.

Veja também:

Começa a reconstrução de calçada, muretas e bancos danificados pela ressaca em Santos
Bonde Pelé celebra 85 anos de nascimento do Rei com passeios no Centro de Santos
Temporada de cruzeiros começa neste domingo com chegada do MSC Precioza no Terminal Concais, em Santos
Operação de limpeza no canal 1, em Santos, retira até fogão

Mais lidas hoje: