A ONG EducaSurf, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Guarujá (CMDPI), sob a coordenação da Prefeitura, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), está chamando a atenção para a prevenção do suicídio em pessoas idosas. Nesta sexta-feira (19), às 16 horas, na Associação dos Idosos Pensionistas e Aposentados de Vicente de Carvalho (ASIPAVIC – Rua Cerqueira César, 105, Vila Áurea), haverá um encontro para abordar o assunto. Com o tema: “Falar é acolher. Sua vida importa!”, o objetivo é encorajar a comunidade a conversar sem julgamentos e apoiar a quem precisa. O evento é aberto à comunidade.
A iniciativa faz parte da campanha Setembro Amarelo, focada na conscientização sobre a saúde mental e a importância de buscar ajuda, e contará com a presença de especialistas para um “bate-papo” sobre o tema. Participarão da discussão uma acupunturista, um psicólogo, um fisioterapeuta, uma nutricionista e um assistente social, abordando a questão do suicídio na terceira idade, sob diferentes perspectivas.
A acupunturista Carmem Silvia Sodré Vieira, que estará presente, ressalta a importância da acupuntura para a pessoa idosa. “Por tratar do sistema nervoso central, ela atua não apenas nos sintomas físicos, mas também na energia vital e no equilíbrio das emoções”, declara.
Fatores de risco
A discussão se concentrará nos principais fatores de risco, como a depressão, doenças crônicas e incapacitantes, isolamento social e solidão, luto recente e o uso prejudicial de álcool e medicamentos. O evento também orientará sobre como identificar os sinais de alerta, que incluem tristeza persistente, perda de autoestima e de interesse em atividades, comentários sobre morte ou despedidas e descuido com a própria saúde.
Além disso, serão fornecidas informações sobre como e onde buscar ajuda, incluindo o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio 24 horas pelo número 188, e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A presidente do CMDPI, Lilia Rodrigues, convida para o evento: “Será rico de informações e com profissionais amplamente qualificados. O idoso de hoje é o jovem de ontem, com uma ampla bagagem de experiências, que merece respeito, atenção e carinho”, destaca.