Iamspe lança teleatendimento em saúde mental que vai beneficiar mais de 1 milhão de servidores em SP

Redação Santos Notícias

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) lança o maior plano de teleatendimento em saúde mental da América Latina, beneficiando mais de um milhão de servidores estaduais e agregados. Com o novo recurso de atendimento de saúde mental, o Governo do Estado de São Paulo sai na frente como primeira instituição pública do país ao se adequar à Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e do Emprego (TME), do Governo Federal.

O serviço é destinado a pacientes com mais de 14 anos e para usá-lo, os beneficiários Iamspe precisam solicitar o atendimento por mensagem via o link. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h. No primeiro atendimento é realizada uma triagem para definição de plano terapêutico e agendamento com profissional indicado nas próximas 24 horas. A sessão dura 45 minutos com tolerância de 10 minutos para atrasos. O novo recurso faz parte do plano do Governo do Estado de São Paulo com o projeto “Saúde Mental do Servidor” de promoção de saúde mental.

O serviço psicológico por videoconferência via Whatsapp conta com psicólogos e psiquiatras que passaram por diferentes avaliações para integrar o projeto. Após o primeiro atendimento, as sessões já são reservadas sempre com o mesmo profissional e as quantidades de consultas são definidas de maneira individualizada. Os usuários também podem contar com psiquiatras, a depender da triagem. Caso haja indicação para uso de medicação, a receita é disponibilizada por meio digital. As receitas controladas (azul e amarela) são enviadas à residência do usuário em até sete dias. O serviço ainda conta com um canal de pós-consulta com funcionamento 24h por dia para orientar sobre efeitos dos remédios e quaisquer outras dúvidas que surjam.

O serviço de teleatendimento em saúde mental do Iamspe também conta com profissionais da saúde mental de retaguarda capacitados em atendimento de urgência para orientar e acolher pacientes e familiares em momentos de crise. A assistência também é feita pelo mesmo link do Whatsapp que envia mensagem instantânea, seja por mensagem de texto, voz e vídeo, além de videoconferência.

Sobre a NR-1

A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e do Emprego (TME), do Governo Federal visa garantir a saúde mental no ambiente de trabalho. A obrigatoriedade junto à fiscalização da normativa foi postergada em território nacional para maio de 2026 e vai gerar multa para as empresas que não se adequarem. Com isso, o Iasmpe, além de atender as urgências clínicas de saúde mental, também oferecerá aos servidores uma estrutura de atendimento voltada à saúde mental laboral em todo o estado de São Paulo de modo remoto, ágil e confortável.

O projeto “Saúde Mental do Servidor” é integrado ao programa Prevenir do Iamspe, que vai avaliar a realização do serviço e implementar as melhorias necessárias de acordo com as demandas mais prevalentes. O objetivo é elaborar ações de prevenção e promoção da saúde mental, além de combater o absenteísmo dos profissionais do estado. O atendimento psicológico e psiquiátrico por videoconferência é realizado pela empresa de teleatendimento especializada em saúde emocional Somente: www.somente.com.br

 

Veja também:

Começa a reconstrução de calçada, muretas e bancos danificados pela ressaca em Santos
Bonde Pelé celebra 85 anos de nascimento do Rei com passeios no Centro de Santos
Temporada de cruzeiros começa neste domingo com chegada do MSC Precioza no Terminal Concais, em Santos
Operação de limpeza no canal 1, em Santos, retira até fogão

Mais lidas hoje: