Limpeza remove 960 toneladas de areia e serviços pós-ressaca em Santos avançam para obras em calçadas

Redação Santos Notícias

Cerca de 960 toneladas de areia já foram retiradas do Canal 3, na Avenida Washington Luís, até esta terça-feira (5), como parte do desassoreamento realizado pela Prefeitura de Santos. A ação, conduzida pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), segue até 15 de agosto, com serviços diários das 7h às 16h.

Além de melhorar o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos, os trabalhos incluem também a recomposição das calçadas no trecho, com previsão de conclusão também na primeira quinzena do mês. Os trabalhos na região começaram há uma semana, após a ressaca que atingiu o litoral de São Paulo entre a noite de terça-feira (29) e a manhã de quarta-feira (30), causando diversos danos na orla de Santos.

O desassoreamento é realizado de forma pontual, com base em vistorias técnicas e em situações emergenciais, como períodos de fortes chuvas ou ressacas. A Prefeitura Regional da Zona da Orla e Intermediária, unidade da Sepref, é responsável pela fiscalização das ações realizadas pela Prodesan, que utiliza equipamentos como escavadeira, pá carregadeira, retroescavadeiras e caminhões basculantes.

A areia retirada dos canais 1, 2 e 3 – locais onde há maior acúmulo – é transportada para os canais 4, 5 e 6, que apresentam menor volume de sedimentos. Esse processo de redistribuição pode durar até dois meses, dependendo das condições climáticas, com oito viagens diárias para o transporte – quatro pela manhã e quatro à tarde.

Em situações de maior volume, a areia pode permanecer na praia por até sete dias, antes de ser encaminhada ao destino.

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: