A pintura em grupo foi a estratégia usada pela equipe gestora da UME Maria de Lourdes Borges Bernal (Castelo) para o acolhimento dos 456 alunos matriculados no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) da unidade. A atividade marcou o retorno às aulas do segundo semestre da rede municipal de Santos nesta segunda-feira (28). Cada uma das 86 unidades preparou uma recepção para os alunos. São mais de 25 mil alunos matriculados.
Os estudantes do ‘Bernal’ estavam empolgados com a oportunidade de fazer a pintura dos desenhos conhecidos como ‘Bobbie Goods’ de forma coletiva junto aos colegas do mesmo período escolar. Na parte da manhã, foram os alunos dos 3°, 4° e 5 ° anos que participaram da atividade.
A assistente de direção da unidade, Julia Maia Duarte Gregório, explicou que a ideia surgiu para propiciar a integração entre as séries na volta às aulas. “Essa ideia é uma integração. Surgiu para unir as crianças de maneira prazerosa. O ‘Bobbie Goods’ é uma referência de uma ilustradora norte-americana que usou animais fofinhos em atividades do dia a dia, aí nós adaptamos para a volta às aulas.
Depois de concluída a pintura, os trabalhos vão ficar expostos em murais e os alunos vão levar para casa alguns desenhos para lembrar da maneira carinhosa com que foram recebidos pelos funcionários, professores e equipe gestora da escola.
A expectativa para este segundo semestre é de muito foco e valorização do trabalho coletivo. “A expectativa é de muito foco nas provas que vão vir no final do ano. A nossa escola tem nota muito boa nessas avaliações, e a gente quer manter isso tudo para o segundo semestre. Além disso, queremos valorizar cada vez mais o trabalho coletivo entre professores, equipe e famílias. Esse é o sucesso do Bernal, é família e escola”, reforçou Julia.Para a chefe da supervisão de ensino e secretária de Educação em substituição, Joana Costal, a volta às aulas é um momento de acolhimento.
“Cada escola está recebendo da melhor forma seus alunos com atividades diferenciadas. A ideia é que as crianças entendam o quanto é importante que eles se sintam bem nesse espaço, para que aconteça realmente uma educação de qualidade, uma educação que gere rendimento; precisamos também da participação efetiva da família, zelando pela frequência escolar, acompanhando as atividades que vão para casa, e em caso de necessidade, de dúvidas, sugestões, que procurem a escola, conversem com o professor, com o diretor, para que a gente faça sempre o melhor juntos”, explicou Joana.