Esporte, qualificação profissional e saúde. Estes serão os três pilares da nova Vila Criativa da Ponta da Praia, a 11ª unidade do programa em Santos. O equipamento será instalado em uma área de 5 mil m², na Praça Primeiro de Maio, ponto estratégico na confluência do bairro com o Estuário e a Aparecida, que passará por revitalização – com aquecimento da piscina, colocação de grama sintética no campo de futebol, além de nova pintura, iluminação e zeladoria.
O projeto prevê também a ampliação da Policlínica, localizada no mesmo terreno, com a construção de mais 400 m² para melhorar a infraestrutura de atendimento.
A nova Vila Criativa dará continuidade às atividades esportivas já desenvolvidas no local — com a garantia de manutenção dos cursos e professores — e ampliará sua vocação comunitária com oficinas artísticas, cursos de qualificação profissional e aulas voltadas à promoção da qualidade de vida, como dança, pilates e ginástica. Todas as atividades serão gratuitas e abertas à comunidade.
Publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (10), o decreto nº 11.016 revoga o anterior, de nº 5.493, de 13 de janeiro de 2010, que concedia permissão de uso, a título precário, do bem público à Associação Beneficente Osvaldo de Rosis (Abor). A medida entra em vigor em 11 de outubro de 2025, mesma data do término do termo de fomento vigente.
RECONHECIMENTO
Criado em 2015, o programa Vilas Criativas é reconhecido pela Unesco como referência internacional em política pública inovadora, por integrar cultura, esporte, formação e inclusão social em diferentes regiões da Cidade. Atualmente, mais de 5 mil santistas participam das atividades oferecidas nas unidades, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando oportunidades de desenvolvimento humano.
A instalação da Vila Criativa na Ponta da Praia tem como objetivo otimizar recursos públicos, garantir a continuidade dos serviços à população e ampliar o número de atividades disponíveis. O espaço se tornará um ponto de encontro comunitário, voltado à valorização da cultura, ao estímulo da economia criativa e à promoção do bem-estar.