O Santos de Pelé conquista o Troféu Teresa Herrera

Redação Santos Notícias

Gabriel Pierin, do Centro de Memória

Naquele memorável domingo de 21 de junho de 1959, quando futebol e arte pareciam caminhar lado a lado, o Santos de Pelé derrotou o Botafogo de Garrincha por 4 a 1 na decisão do Troféu Teresa Herrera.

Carregando...

O tradicional torneio foi criado pela Câmara Municipal de La Coruña, na Espanha, com o objetivo de arrecadar recursos para o Hospital Dolores. A instituição havia sido fundada no fim do século XVIII por Teresa Margarita Herrera y Posada, nascida em La Coruña em 10 de novembro de 1712. Conhecida por dedicar grande parte de sua vida ao auxílio dos mais necessitados, Teresa faleceu em 22 de outubro de 1791, aos 78 anos. Realizado até os dias atuais, o Troféu Teresa Herrera teve sua primeira edição em 1946, vencida pelo Sevilha, da Espanha.

Os cerca de 45 mil torcedores que lotaram o Estádio Riazor tinham razões de sobra para comparecer. A presença dos dois gigantes brasileiros proporcionou a maior arrecadação da história da competição beneficente: mais de 600 mil pesetas, o equivalente a um milhão de cruzeiros. Em solo espanhol, raramente se havia visto a bola receber tratamento tão refinado.

Sob o comando do técnico Lula, o Santos entrou em campo com Lalá, Pavão (Formiga) e Mourão; Getúlio, Ramiro e Zito; Dorval (Alfredinho), Jair Rosa Pinto (Álvaro), Afonsinho (Coutinho), Pelé e Pepe. O Botafogo, dirigido por João Saldanha, atuou com Ernani, Tomé e Aírton (Pampolini); Chicão, Borges e Nilton Santos; Garrincha, Didi, Paulo Valentim, Waldir e Zagallo.

A partida reuniu nada menos que sete jogadores da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Pelo Botafogo estavam Nilton Santos, Garrincha, Didi e Zagallo. Pelo Santos, Zito, Pelé e Pepe. 

A vitória santista reforçou a condição do time da Vila Belmiro como uma das grandes forças do futebol da época. Pouco mais de um mês antes, o clube já havia conquistado o Torneio Rio-São Paulo de 1959. Embora o Botafogo contasse com mais jogadores da Seleção Brasileira, o conjunto santista demonstrava maior entrosamento e equilíbrio.

O confronto começou movimentado, com oportunidades para ambos os lados. Aos 10 minutos, Pelé chegou a balançar as redes, mas o árbitro espanhol Blanco Perez assinalou impedimento e invalidou o lance. Com o passar do tempo, o Santos assumiu o controle da partida. Aos 18 minutos, Afonsinho deixou o campo machucado, dando lugar ao jovem Coutinho.

Quando a etapa inicial se encaminhava para o fim, Pelé foi derrubado por Tomé dentro da área. Pepe cobrou o pênalti com firmeza e colocou o Santos em vantagem no marcador.

Nos primeiros minutos do segundo tempo, o Botafogo mostrou maior iniciativa e levou perigo ao gol santista. Ainda assim, foi o Santos quem ampliou. Pelé invadiu a área e finalizou cruzado, sem chances para o goleiro Ernani.

O terceiro gol nasceu dos pés de Coutinho. Após receber passe de Pepe, o centroavante concluiu com precisão para aumentar a vantagem santista. Aos 24 minutos, o Botafogo descontou. Zagallo arriscou de longa distância e surpreendeu Lalá, diminuindo para a equipe carioca.

Aos 32 minutos veio o golpe final. Próximo ao gol adversário, Pepe recebeu a bola e completou para as redes, decretando o placar de 4 a 1. Nas arquibancadas completamente tomadas do Riazor, o público levantou-se para aplaudir. E continuaria a fazê-lo durante os minutos derradeiros daquela exibição que encantou a Espanha.

Encerrada a partida, o Glorioso Alvinegro Praiano recebeu o artístico Troféu Teresa Herrera — atualmente exposto no Memorial das Conquistas da Vila Belmiro — e celebrou o título com a tradicional volta olímpica.

Primeira excursão à Europa

Na primeira excursão de sua história ao continente europeu, o Santos enfrentou uma verdadeira maratona pelos gramados do Velho Mundo. Ao longo da viagem, disputou 22 partidas, conquistando 13 vitórias, registrando cinco empates e sofrendo quatro derrotas. Nesse percurso, marcou 78 gols e sofreu 40.

Veja também:

Quermesse de Cubatão reúne famílias, celebra vitória da Seleção brasileira e movimenta o Kartódromo Municipal
Cubatão recebe novas matrículas na Seduc para o 2°semestre do EJA
Cubatão vacina crianças menores de 5 anos com a Pneumo 20
Prefeitura de Cubatão prorroga prazo do Refis 2026 até 17 de julho

Mais lidas hoje: