Ônibus municipais de Santos ganham selo alertando sobre pontos cegos

Redação Santos Notícias
Toda a frota do transporte público municipal de Santos já conta com um novo item de segurança. Trata-se de um selo indicativo de pontos cegos, que tem como finalidade alertar pedestres, ciclistas e motociclistas sobre áreas de menor visibilidade para o motorista.
Dessa forma, podem evitar esses espaços e, assim, circular com mais segurança. Os adesivos estão afixados nas laterais dos coletivos.
A adoção do selo foi prevista na Lei Complementar 1.297, que traz a definição de ponto cego como “a área ao redor de um veículo de grande porte na qual o motorista não consegue visualizar os outros usuários das vias como veículos, ciclistas e pedestres, podendo representar um risco à segurança no trânsito, especialmente em situações de mudança de faixa ou conversão”.
A proposta vai ao encontro das ações de educação e conscientização desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). O diretor de Transportes Urbanos da empresa, Marcelo Afonso Prado, avalia que o recurso é mais um mecanismo para chamar a atenção dos usuários mais vulneráveis do trânsito, que são pedestres e ciclistas, bem como dos motociclistas, sobre os cuidados ao circularem próximos a veículos de grande porte, especialmente em cruzamentos e conversões. “Acreditamos que essa nova sinalização venha contribuir para um trânsito mais humano e consciente. Sempre lembrando que cada um tem papel essencial na segurança viária”.
A lei sancionada pelo Executivo teve origem em projeto de autoria do vereador Edivaldo Fernandes (Chita).

Veja também:

Começa a reconstrução de calçada, muretas e bancos danificados pela ressaca em Santos
Bonde Pelé celebra 85 anos de nascimento do Rei com passeios no Centro de Santos
Temporada de cruzeiros começa neste domingo com chegada do MSC Precioza no Terminal Concais, em Santos
Operação de limpeza no canal 1, em Santos, retira até fogão

Mais lidas hoje: