Palmeiras goleia Universitario fora de casa e encaminha vaga nas quartas da Libertadores

Redação Santos Notícias

O Palmeiras deu um verdadeiro show de bola na noite desta quinta-feira, no Estádio Monumental de Lima, ao golear o Universitario-PER por 4 a 0, em partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Com gols de Gustavo Gómez (de pênalti), Flaco López (duas vezes) e Vitor Roque, o Verdão praticamente assegurou sua presença nas quartas de final do torneio continental.

A vitória não apenas mantém o Palmeiras com 100% de aproveitamento na competição, confirmando sua campanha impecável como líder geral da fase de grupos, mas também quebrou uma invencibilidade de 12 jogos do Universitario na temporada, reafirmando a força do time comandado por Abel Ferreira.

Domínio e eficiência desde o Início

O placar foi aberto rapidamente, logo aos seis minutos do primeiro tempo. Mauricio recuperou a posse de bola no ataque e acionou Vitor Roque. Após uma tabela inteligente com Flaco López, o jovem atacante foi derrubado na área, resultando em pênalti. O capitão Gustavo Gómez cobrou com precisão no canto direito do goleiro Britos, inaugurando o marcador.

Ainda embalado pelo gol, o Alviverde ampliou sua vantagem aos 11 minutos. Flaco López aproveitou uma falha na defesa peruana, recuperou a bola, tabelou novamente com Vitor Roque e, após superar a marcação, finalizou com força para o fundo da rede. Aos 30 minutos, o Palmeiras chegou ao terceiro com um golaço de Vitor Roque. Piquerez conduziu a jogada pelo lado esquerdo e lançou o camisa 9, que dominou entre os defensores e desferiu um potente chute de esquerda para ampliar ainda mais a diferença. O goleiro Weverton, por sua vez, também teve trabalho no primeiro tempo, realizando boas defesas em chutes de Emiliano Martínez e Pérez, além de uma cabeçada perigosa de Valera.

Segundo tempo controlado e vantagem numérica

Na etapa final, o Palmeiras administrou o resultado e teve sua missão facilitada logo aos cinco minutos, quando o zagueiro Riveros, do Universitario, foi expulso após um carrinho em Flaco López. Inicialmente advertido com amarelo, o VAR revisou a jogada e o árbitro aplicou o cartão vermelho. Mesmo com um jogador a menos, o Universitario ainda tentou chegar, mas esbarrou na defesa palmeirense e na falta de pontaria.

O Verdão, por sua vez, não tirou o pé. Aos 29 minutos, o quarto gol veio em uma jogada bem trabalhada de escanteio. Piquerez chutou de fora da área, a bola explodiu na trave de Britos, e Flaco López estava no lugar certo para cabecear no rebote e anotar seu segundo gol na partida, selando a goleada. Emiliano Martínez e Allan ainda tiveram chances de ampliar nos minutos finais, mas pararam em Britos ou mandaram para fora.

Próximos compromissos

Com a confortável vantagem de quatro gols, o Palmeiras está com a vaga nas quartas de final praticamente garantida. O jogo de volta será na próxima quinta-feira, dia 21 de julho, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo. O classificado deste confronto enfrentará Libertad ou River Plate nas quartas de final da Libertadores.

Antes do decisivo duelo pela competição continental, o Palmeiras volta a campo neste domingo para enfrentar o Botafogo, às 20h30 (de Brasília), no Nilton Santos, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Universitario, por sua vez, terá compromisso pelo Campeonato Peruano – Clausura, recebendo o Sport Huancayo no domingo, às 14 horas, no Estadio Huancayo.

FICHA TÉCNICA
UNIVERSITARIO-PER 0X4 PALMEIRAS

Local: Estádio Monumental de Lima, em Lima (Peru)
Data: 14/08/2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Juan Bellati (ARG) e Maximiliano Del Yesso (ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Cartões amarelos: Di Benedetto e Polo (Universitario); Mauricio (Palmeiras)
Cartão vermelho: Riveros (Universitaio)
Gols: Gustavo Gómez, aos 6′ do 1°T, Flaco López, aos 11′ do 1°T e aos 29′ do 2°T, Vitor Roque, aos 30′ do 1°T (Palmeiras)

UNIVERSITARIO-PER: Britos; Corzo, Riveros, Di Benedetto; Polo, Ureña (Murrugarra), Concha (Castillo), Velázquez e Pérez Guedes (Carabalí); Flores (Vélez) e Valera (Churín). Técnico: Jorge Fossati

PALMEIRAS: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez, Lucas Evangelista (Aníbal Moreno) e Mauricio (Facundo Torres); Ramón Sosa (Felipe Anderson), Flaco López (Allan) e Vitor Roque (Luighi). Técnico: Abel Ferreira

Veja também:

Começa a reconstrução de calçada, muretas e bancos danificados pela ressaca em Santos
Bonde Pelé celebra 85 anos de nascimento do Rei com passeios no Centro de Santos
Temporada de cruzeiros começa neste domingo com chegada do MSC Precioza no Terminal Concais, em Santos
Operação de limpeza no canal 1, em Santos, retira até fogão

Mais lidas hoje: