Um peixe mero (Epinephelus itajara), conhecido como “gigante dos mares” e classificado como espécie ameaçada de extinção, foi encontrado sem vida na Praia da Enseada, em Guarujá (SP). Esse tipo de animal habita águas tropicais e subtropicais do Atlântico, sendo comum em regiões costeiras e estuarinas.
O exemplar tinha entre 1,80 m e 2 m de comprimento e pesava de 150 a 180 kg, características de um indivíduo adulto de grande porte. A ocorrência foi registrada na última terça-feira (12) por profissionais que realizavam monitoramento ambiental. Eles catalogaram o caso, fizeram registros fotográficos e encaminharam a situação à Prefeitura para destinação da carcaça.
Especialistas explicam que, durante o inverno, é comum que meros apareçam mortos no litoral Sudeste e Sul do país devido à queda da temperatura da água, que pode comprometer a sobrevivência da espécie.
O animal encontrado em Guarujá foi o primeiro registrado este ano no estado de São Paulo por um projeto de conservação dedicado à espécie. Em 2024, cerca de 11 ocorrências semelhantes foram contabilizadas.