Praça Mauá é tomada por cores, música e dança na 14° Semana da Diversidade de Santos

Redação Santos Notícias
A Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos, foi tomada por cores, música e dança, na tarde desta segunda-feira (29). A 14ª Semana da Diversidade, que tem início oficial à noite, promoveu flash mob (apresentação repentina) destacando a importância da ocupação de espaços públicos pela comunidade LGBTQIAPN+ e reforçando mensagens de visibilidade, respeito e inclusão.
O evento transformou as escadarias do Paço Municipal em um verdadeiro palco. A apresentação contou com as drags queens do grupo House of DDD (Dior Drags Dangerous), em colaboração com o grupo Baixada Hip Hop. As músicas e os figurinos foram escolhidos para remeter aos significados da bandeira LGBTQIAPN+.
A drag queen Magenta, 31 anos, que participou da ação, refletiu sobre a importância de ocupar espaços públicos. “Nós, da comunidade LGBTQIAPN+, especialmente as drag queens, somos muito marginalizadas. Estar aqui na Prefeitura, ao meio-dia, é muito representativo. É uma forma de nos afirmarmos enquanto comunidade, unidas, que querem respeito e ser levadas a sério.”
Rebeca Dior, drag queen e uma das responsáveis pela produção, explicou a ideia do tema e a representatividade. “Decidimos seguir a mesma linha da Parada, que fala sobre o envelhecer LGBTQIAPN+. Trazer quem começou o movimento drag em Santos junto de quem está em ascensão hoje mostra evolução, mas também que precisamos de todas as pessoas para nos completar. Santos não é uma cidade cinza; é feita de diversas cores e culturas”.
REPRESENTATIVIDADE
“Eles estão aqui mostrando sua arte, suas lutas e
suas histórias na Praça Mauá, na Prefeitura. Ter a Secretaria atuando junto ao Conselho LGBTQIAPN+ fortalece a representatividade e ajuda nossa sociedade a evoluir, porque diversidade e diferenças precisam ser respeitadas em todos os momentos”, declarou a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos de Santos (Semulher), Nina Barbosa.
Para Marcos Vinicios, presidente do Conselho LGBTQIAPN+ de Santos, o Flashmob também reforça a importância da visibilidade. “Foi criado pelos conselheiros para ocupar espaços. Estar no Paço, sede do Executivo, é muito significativo porque mostra que a Prefeitura é livre de preconceitos e que a população se sente representada. A visibilidade é tão importante quanto ocupar o espaço. Precisamos mostrar que a diversidade existe e trabalhar por um mundo melhor”.
EXPOSIÇÃO
Na entrada do Paço, a exposição “LGBTQIAPN+ no Porto”, promovida pelo Comitê de Diversidade da Autoridade Portuária de Santos (APS), apresenta fotos enviadas por trabalhadores celebrando a diversidade no setor portuário.
O homenageado principal é Bernardo Esmério Figueira, falecido em 2023, homem trans e pioneiro no debate sobre transexualidade no Porto.
A coordenadora da Diversidade da Semulher, Taiane Miyaki, destacou a relevância da mostra. “O que temos aqui são trabalhadores autodeclarados. A importância de ter esta exposição é visibilizar que todas as pessoas podem ocupar qualquer espaço, principalmente no Porto, historicamente associado ao masculino. Hoje, o Porto é diverso, plural”.

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: