A manhã desta quinta-feira (25), foi marcada por aprendizado e sensação de dever cumprido no Centro de Convenções Miguel Reale. Aconteceu a formatura de 567 estudantes da rede municipal no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A cerimônia reuniu alunos, familiares, educadores e autoridades. Estiveram presentes o Comandante PM Tenente Pontes; Kaio Wagner, representando o Conselho Tutelar; a Deputada Estadual Solange Freitas; o vice-prefeito Zé Renato; o vereador Lucas Abbasi, representando a Câmara Municipal e os secretários municipais.
Vestidos com as camisetas do programa e acompanhados pelos familiares, os estudantes fizeram o juramento do Proerd e concluíram uma etapa marcada por ensinamentos sobre responsabilidade, respeito, autocontrole e tomada de decisões seguras, longe das drogas e da criminalidade.
Os números do primeiro semestre de 2026 mostram a abrangência das ações desenvolvidas na cidade. Além do curso do Proerd, ao todo, 3.183 alunos participaram de palestras educacionais de orientação, sendo 1.805 estudantes da rede municipal e 1.378 da rede estadual, com temas como delitos e consequências.

Além do trabalho realizado nas salas de aula, as ações de prevenção também alcançaram as famílias. Neste semestre, 348 pais e responsáveis participaram dos encontros feitos pelo programa.
O cabo PM Ricardo Silva, instrutor do PROERD em Itanhaém, vem desenvolvendo palestras voltadas aos responsáveis por meio do programa Escola que Protege, iniciativa que amplia o trabalho preventivo para além dos estudantes. Os encontros trazem temas como prevenção às drogas, violência, convivência familiar, limites, acompanhamento escolar e o papel da família na proteção de crianças e adolescentes.
Segundo o secretário de Educação, Hugo Di Lallo, a atuação conjunta dos programas tem o objetivo de incentivar a participação dos pais no desenvolvimento dos filhos e na construção de ambientes mais seguros dentro e fora da escola.
Durante a cerimônia, os alunos celebraram os valores aprendidos ao longo das aulas, e as melhores redações foram premiadas.

O PROERD, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo em parceria com as redes de ensino, tem como objetivo preparar crianças e adolescentes para fazer escolhas responsáveis e enfrentar situações de risco.
Para o instrutor Ricardo, cada formatura é uma vitória. “Ao envolver estudantes, pais, educadores e a comunidade, o PROERD e o programa Escola que Protege contribuem para fortalecer a cultura de paz dentro e fora das escolas. Estamos formando cidadãos mais conscientes e isso é gratificante”, destacou.
O instrutor encerrou a cerimônia, fazendo um apelo aos pais para que dêem valores aos seus filhos, que é o que fica. “O PROERD não termina aqui, ele começa agora. É daqui pra frente que eles vão colocar em prática tudo o que aprenderam.”
O secretário de Educação agradeceu a parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Educação. “É essa somatória de esforços que irá garantir um futuro melhor para as nossas crianças.”