Projeto de Restauro Conservativo do Convento Nossa Senhora da Conceição é anunciado em Itanhaém

Redação Santos Notícias
Foto:Divulgação

Itanhaém dá um passo importante na preservação de seu patrimônio cultural neste dia 4 de outubro, com o anúncio do Projeto Básico de Restauro Conservativo do Conjunto Arquitetônico da Igreja e Ruínas do Convento Nossa Senhora da Conceição, um dos principais símbolos históricos do município.

A programação começa às 10h com a participação da professora e arquiteta Dra. Regina Helena Vieira Santos, da provedora Andrea Holtz Terovydes e do ex-provedor Eduardo Terovydes Jr., que conduzirão a apresentação do projeto. Às 11h, o arqueólogo Paulo Zanettini apresenta os resultados da prospecção geofísica realizada no local.

Após a pausa para o almoço, às 14h, serão divulgados os resultados das prospecções arquitetônica e pictórica, seguidos da Oficina Prática de Sensibilização ao Patrimônio Cultural, conduzida pelo Instituto Sarasá, com foco em técnicas tradicionais de argamassas à base de cal. O encerramento do evento está previsto para às 17h.

“Nosso objetivo é seguir os princípios das cartas patrimoniais, que norteiam a preservação de bens culturais em todo o mundo. O projeto parte da acessibilidade universal, reorganiza e ressignifica a área expositiva interna, ao mesmo tempo em que preserva o uso religioso da igreja, que segue vivo e integrado à comunidade de Itanhaém”, destaca a professora arquiteta Dra. Regina Helena Vieira Santos.

Para Andrea Holtz Terovydes, provedora da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, o anúncio é motivo de celebração. “Este evento compartilha com a sociedade o trabalho que vem sendo desenvolvido no Convento. Estamos muito felizes por termos sido contemplados com este edital, que nos proporciona a chance de contribuir para a preservação deste lugar tão especial. Nossa expectativa é de que este seja apenas o primeiro passo e que, no próximo ano, possamos iniciar a execução do projeto, sempre alinhados com a Diocese e com a comunidade que está se fortalecendo em torno do Convento.”

O projeto faz parte do Programa de Ação Cultural – ProAC nº 13/2024, na linha “Arquitetura para ocupação de bens tombados pelo CONDEPHAAT”, uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, regulamentada pela Lei Estadual nº 12.266/2006. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/XG3JLAymVQ4a71Eo9.

Programação completa

10h – Anúncio do Projeto de Restauro com a professora arquiteta Dra. Regina Helena Vieira Santos, a provedora Andrea Holtz Terovydes e o ex-provedor Eduardo Terovydes Jr.

11h – Resultados da prospecção geofísica com o Prof. Dr. Paulo Zanettini

12h30 – Pausa

14h – Prospecções arquitetônica e pictórica + Oficina Prática de Sensibilização ao Patrimônio Cultural (argamassas à base de cal), com o Instituto Sarasá

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: